Algumas dicas para emagrecer mais rápido e perder barriga incluem praticar exercícios físicos regularmente, fazer déficit calórico e comer devagar, porque ajudam a acelerar o metabolismo e controlar a fome ao longo do dia, promovendo a perda de peso.
Além disso, ao ficar muito tempo com fome, é comum aumentar também a vontade de comer alimentos ricos em calorias, como sorvetes, salgadinhos, refrigerantes e frituras, atrapalhando o emagrecimento e a perda da barriga.
Bom, primeiramente, é preciso salientar o fato de que é primordial buscar por uma opinião médica neste momento. Ao contrário do que muita gente pensa, pessoas magras também podem apresentar problemas de saúde.
O ideal é que o ganho de peso aconteça devido ao aumento da massa muscular, a qual se pode obter por meio de uma dieta equilibrada e prática regular de atividade física, mantendo o corpo definido e saudável. Confira 8 dicas para ganhar massa muscular.
E se você acha que nutricionistas são apenas responsáveis por auxiliar processos de emagrecimento, está muito enganado. Eles também podem te ajudar e entender como ganhar peso da maneira correta.
Ademais, uma boa forma de saber se seu peso é ou não adequado para sua estatura, é calculando o IMC. De acordo com o portal do Ministério da Saúde, o IMC (índice de massa corporal) é um bom indicador para que você saiba se seu peso indica magreza preocupante ou excessiva.
Para pessoas com dificuldade de beber água pura, pode-se beber chás sem açúcar ou águas aromatizadas com gengibre, hortelã ou limão, por exemplo. Veja algumas receitas de água saborizada.
Beber bastante água durante o dia ajuda a emagrecer e perder barriga, porque essa bebida ocupa um volume no estômago, prolongando a saciedade e diminuindo a vontade de comer.
Algumas pessoas têm maior tendência para engordar do que outras. Não é uma questão de saúde e sim de biotipo e metabolismo. Por isso, por mais que você queira engordar, busque entender que o seu corpo pode fazer isso de maneira mais lenta. O importante é ter paciência e passar por esse processo de maneira tranquila e saudável, tanto para o corpo quanto para a mente.
Comer alimentos ricos em fibras em todas as refeições, como arroz integral, pão integral, maçã, alface, abóbora e tomate ajudam a emagrecer e perder barriga. Conheça outros alimentos ricos em fibra que ajudam a emagrecer.
Complementando a dica acima: busque ajuda médica. Somente profissionais da saúde especialistas em como ganhar peso conseguirão te ensinar a melhor forma para ganhar uns quilinhos. Eles irão ajudar a traçar dietas especiais, balanceadas, saudáveis e compatíveis com seu corpo. Além disso, é possível realizar exames prévios para saber se o peso abaixo do usual é motivado por algum problema de saúde física ou emocional, diagnóstico que facilita no processo de engordar.
Comer a cada 3 horas é importante para aumentar o consumo de calorias ao longo do dia e favorecer o ganho de peso, já que é recomendado ingerir mais calorias do que o organismo gasta. Além disso, deve-se manter um bom equilíbrio diário das calorias de carboidratos, proteínas e gorduras, pois isso favorece o ganho de massa muscular.
+ Dieta da proteína: o que é, como funciona, o que comer e quem defende a prática polêmica!
Para garantir que as calorias extras se transformem em músculo e não em gordura, é importante realizar atividade física 3 a 5 vezes por semana, principalmente exercícios de musculação e não aeróbicos. O ideal é consultar um profissional de educação física para que seja indicado um plano de treino adequado às necessidades e objetivos.
Se o ganho de massa gorda representar uma grande parte do peso ganho, aconselha-se a diminuir a ingestão calórica (para a avaliação antropométrica e acompanhamento não se aconselha o uso de BIA).
A partir daqui algumas dicas de como ganhar peso parecerão mais óbvias, como aumentar as refeições diárias e ingestão de gorduras boas. Entretanto, todas elas escondem uma boa razão para incorporar esta listinha.
O número de séries a serem feitas depende do objetivo e da frequência na academia. O ideal é treinar, no mínimo, três vezes por semana. Pessoas que malham menos vezes devem fazer mais séries de repetições por treino do que aquelas que malham com maior frequência.
Entre 7 a 15 (alguns autores falam até 20) repetições máximas significa que estamos aproximadamente entre 70 a 90% da Carga Máxima. Dentro desse limite, o stress muscular começa a apresentar certa particularidade.
Os melhores exercícios para as pernas