A lixiviação do concreto é uma das manifestações patológicas mais comuns. Ela é causada basicamente pelo contato da estrutura com a água. ... Quando a infiltração da água dissolve e transporta os cristais de hidróxidos de cálcio, são formados depósitos de sais que surgem como manchas brancas na superfície de concreto.
Lixiviação do solo é um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ocorre em solos sem a cobertura vegetal protetora, o que diminui, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.
adjetivo Que se conseguiu desmatar; que foi alvo de desmatamento; sem mato. Diz-se do terreno cujo mato foi retirado. [Brasil] Diz-se do território que foi devastado; desflorestado. Etimologia (origem da palavra desmatado).
O desmatamento ou desflorestamento refere-se à eliminação total ou parcial de qualquer tipo de cobertura vegetal. Atualmente, é considerado um dos maiores problemas ambientais.
Desmatamento consiste na retirada total ou parcial da cobertura vegetal em um local. A retirada da cobertura vegetal pode desencadear diversos problemas, como perda da biodiversidade, degradação de habitat e alterações climáticas.
Veja cinco delas:
Reflorestamento é a regeneração natural ou intencional de florestas e matas que foram esgotadas anteriormente, geralmente devido ao desmatamento. ... O reflorestamento pode ser também uma forma de manejo sustentável procurando evitar a extinção de espécies e melhorar ou manter a qualidade de vida de uma região.
Há ainda outro problema resultante do desmatamento. ... Quando o desmatamento é feito por meio de queimadas, ocorre outro problema: o fogo acaba destruindo também os microorganismos que realizam a decomposição da matéria orgânica e promovem a reciclagem dos nutrientes necessários às plantas.
substantivo feminino Destruição de ervas e mato pelo fogo. Queima do mato para semeadura. Lugar onde se queimou o mato. Incêndio na mata.
As queimadas e o desmatamento ilegal têm se tornado ameaça aos animais silvestres, que na tentativa de escapar, acabam morrendo. Na lista de animais encontrados nas queimadas está o bicho preguiça, jaguatiricas, lobinho, tamanduá, preguiças e macacos.
As queimadas prejudicam o solo, pois elimina nutrientes que são necessários para qualquer possível vegetação ou plantação. Pois perde potássio, fósforo e nitrogênio; entre outros. Além disso, a queimada mata microrganismos que ajudam as plantas a se desenvolverem.
Em solos desprotegidos, a ocorrência de chuvas fortes ou com alta frequência, favorece o processo de erosão, que leva a camada superficial do solo e seus nutrientes com a água das chuvas. Com o calor ocasionado pelo fogo, ocorre perda de água pela evaporação na camada superficial do solo.
Impactos gerado pelas cinzas O solo é à base de todo o sistema agrícola. Dessa forma, as queimadas geram prejuízos na produtividade das culturas e aumenta os custos de produção. Após as queimadas, as cinzas resultantes contaminam águas subterrâneas e superficiais.
As queimadas promovem o empobrecimento do solo,deixando-o escasso, ou seja,sem nutrientes. Além das queimadas existem outras formas de degradar o solo,a exemplo temos: a salinização do solo,a erosão hídrica, a fluvial, a eólica, a química,entre outras.