Resposta: A linguagem simbólica é a forma de comunicação através do qual os seres humanos interpretam um símbolo e obter uma mensagem dele.
A linguagem religiosa é entendida fundamentalmente como imagem e sua finalidade é garantir certo modo de vida que é útil à pessoa religiosa. A lição que se tira dessa discussão é não reduzir a linguagem religiosa à factual.
Os símbolos ajudam a criar um corpo que exprime os valores morais da sociedade, os ensinamentos, criando um sentimento de solidariedade entre os seguidores religiosos, ou funcionando como uma forma de trazer um adepto mais perto de seu deus ou deuses.
A experiência religiosa, de modo geral, se constitui de modo predominantemente estésico, fazendo com que a linguagem religiosa incorpore elementos textuais mais comumente utilizados na literatura e nas artes do que nas ciências ou nos discursos jurídicos e filosóficos.
A mitologia, a religião e a ciência são formas de conhecer o mundo. São modos do conhecimento, assim como o senso comum, a filosofia e a arte. Todos eles são formas de conhecimento, pois cada um, a seu modo, desvenda os segredos do mundo, explicando-o ou atribuindo-lhe um sentido.
Historicamente, a ciência tem tido uma relação complexa com a religião; doutrinas religiosas por vezes influenciaram o desenvolvimento científico, enquanto o conhecimento científico tem surtido efeitos sobre crenças religiosas.
“O livro de Hebreus nos diz que 'a fé é a convicção em fatos que não se vêem'. Por definição, a ciência é exatamente o oposto disso. A Ciência é a prova das coisas que são vistas, observadas, documentadas, quantificadas e medidas.”
A fé e a moral contribuem e enriquecem a atividade científica e técnica com perspectivas e questões que afetam profundamente a humanidade. As religiões sempre manifestaram a necessidade da ética na ciência. Estes são alguns parâmetros para as relações entre a ciência e a fé: Harmonizar consciência e ciência.
Julgo que a diferença básica entre ciência e religião reside no respectivo objeto: uma realidade não empírica de caráter intersubjetivo ou uma realidade empírica de caráter objetivo.
Princípios da Ciência