“A recomendação é pegar a criança pelo tórax e fazer uma compressão leve. Isso a ajuda a voltar a respirar. Ou, antes que ela possa perder o fôlego, tentar desviar a atenção, mostrar algo que chame a sua atenção.
Episódio onde a criança para de respirar involuntariamente e perde a consciência por um período curto imediatamente após uma experiência assustadora, emocional ou dolorosa. (Ver também Visão geral dos problemas de comportamento na infância.) Estas crises ocorrem em 5% das crianças saudáveis.
A apneia do sono em bebê acontece quando a criança deixa de respirar momentaneamente enquanto está dormindo, levando à diminuição da quantidade de oxigênio no sangue e no cérebro. Ela é mais frequente no primeiro mês de vida e afeta especialmente bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer.
O que fazer quando o bebê engasga
Ocorre quando a criança é contrariada ou perante uma frustração, começa a chorar, sustém a respiração e pode ter perda de conhecimento. Esta perda de conhecimento pode ser breve, retomando o choro ou ser mais prolongada surgindo mesmo alguns movimentos anormais ou incontinência de esfíncteres.
O que prejudica a gravidez: fatores psicológicos O estresse e a ansiedade são dois dos principais fatores psicológicos que podem dificultar a concepção natural ou por meio de reprodução humana.
Sobretudo tarefas de grande esforço: faxinas, movimentar pesos, agachar, subir e descer escadas. Claro que não se deve usar cadeiras e escadas nessas atividades, justamente para reduzir risco de queda, assim como é necessário manter a segurança com uso de produtos de limpeza autorizados para grávidas, luvas e máscaras.
Mulher Grávida pode carregar peso? Gestações sem complicações não costumam apresentar nenhum problema decorrente de um esforço físico como o de carregar peso. Para esses casos vale o bom senso — se carregar peso gera qualquer tipo de desconforto, sendo o mais comum as dores musculares — a atividade deve ser evitada.
Por isso, se o índice de massa corporal - IMC - da mulher ao engravidar é normal, é aceitável que engorde entre 11 e 15 Kg na gestação. Caso a mulher tenha o peso acima do ideal é importante que não engorde mais do que 11 Kg.
O estudo que apontamos no tópico anterior mostra que grávidas, quando dormem de barriga pra cima, aumentam o risco de morte do bebê. Essa posição também comprime bastante a Veia Cava Inferior, não permitindo que o sangue circule completamente, levando o oxigênio necessário para a mãe e para o bebê.
“O feto dorme tranquilo na barriga da mamãe. Mas, nem sempre a soneca coincide com a dela. É um soninho leve e de curta duração”, explica Breno.