É a pessoa que tem a missão de coordenar processos de trabalho em ambientes hospitalares, lidar com pessoas (contratação, demissão, treinamento), acompanhar o vai-e-vem de recursos financeiros, medicamentos, equipamentos, fazer planejamento estratégico, definir fluxos de trabalho, compras, investimentos.
As características principais da gestão em serviços de saúde, fundamentam-se na busca por alocação de serviços, recursos e pessoas para a qualificação do atendimento ao público.
IMPORTÂNCIA DO ENTENDIMENTO SOBRE GESTÃO NA PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM. ... O enfermeiro necessita ter entendimento sobre gestão e desenvolver habilidades para tal função e dessa maneira se tornar capaz de organizar a unidade, coordenar os profissionais que nela atuam e controlar os processos estabelecidos.
Posto de saúde; Centro de saúde; Clínica ou posto de assistência médica; Unidade mista; Hospital; Unidade de complementação diagnóstica e terapêutica,; Clínica radiológica,; Clínica de reabilitação; Ambulatório de sindicato; Clínica odontológica.
É a gestão da informação aplicada à saúde e aos cuidados de saúde. É a prática de adquirir, analisar e proteger informações médicas vitais para fornecer qualidade ao paciente.
Fazem parte do SUS os centros e postos de saúde, hospitais – incluindo os universitários, laboratórios, hemocentros, bancos de sangue, além de fundações e institutos de pesquisa, como a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Vital Brazil.
Uma das principais características do mercado de serviços de saúde é de que parte dos bens aí produzidos são considerados bens públicos e/ ou meritórios. ... Em decorrência, indivíduos que participam com igual contribuição no financiamento usufruem de forma diferenciada dos serviços ofertados.
Vários fatores implicaram para este movimento no setor: consolidação da classe média, aumento da adesão dos planos de saúde empresariais, e, é claro, saúde pública de baixa qualidade. Por exemplo, no período de criação do Sistema Único de Saúde (SUS), entre 1987 e 1992, os planos de saúde cresceram mais de 7% no país.
O segmento Hospitale é composto por Hospitais, Hospitais de Retaguarda, Associações, Clinicas, Empresas de Remoção e Universidades.