Criado por uma negra doceira, Paulo Honório foi um menino órfão que guiava um cego e vendia cocadas durante a infância para conseguir algum dinheiro. Depois começou a trabalhar na duro na roça até os dezoito anos. ... Para tanto, Paulo Honório inicia uma amizade falsa com Luís Padilha, herdeiro de São Bernardo.
De origem humilde, Paulo Honório não mediu esforços para conseguir sua ascensão social, utilizando muitas vezes de meios antiéticos, como ameaças, assassinato e roubo. Sua visão de mundo é totalmente centrada em uma relação de poder entre “opressor” e “oprimido”. Para ele, o que importa é “ter”.
Personagens
O autor compõe uma trama que tem como plano de fundo a situação dramática do Nordeste brasileiro, afetado com as secas periódicas, sobretudo as das primeiras décadas do século XX, que ocasionou o êxodo rural, a pobreza generalizada e as tentativas de sobrevivência dos sertanejos nordestinos.
CONTEXTO HISTÓRICO A história de São Bernardo retrata o interior de Alagoas por volta de 1920, época em que o narrador, já maduro, lança-se no ambicioso projeto de transformar uma propriedade im- produtiva em algo lucrativo. PRONTA no início da DÉCADA DE 20.
b) Que obra literária serviu de referência para o filme que Leon acabara de dirigir? Quem é o autor do livro? Resposta: O romance São Bernardo, de Graciliano Ramos.
Caetés
trinta e seis
Não: já agora és, não a metade, mas toda. Dou-te a minha alma inteira, deixe-me apenas uma pequena parte para que eu possa existir por algum tempo e adorar-te. _ Graciliano Ramos - Cartas de Amor à Heloísa.