A fase pré-escolar é um período crítico e importante para o desenvolvimento humano, pois fornece os alicerces para aquisição de outras habilidades mais complexas que serão desenvolvidas nos anos seguintes.
RESUMO: É evidenciada a importância da fase pré-escolar de 2 a 6 anos, tanto no que diz respeito ao processo de maturação biológica como ao desenvolvimento sócio-psicomotor por que passa a criança em seu rela- cionamento com o meio ambiente.
Na pré-escola, a criança de 4 a 6 anos de idade abrange a fase dos movimentos fundamentais, com o surgimento de múltiplas formas (correr, saltar, arremessar, receber, quicar, chutar) e suas combinações.
Habilidade motora consistem em movimentos realizados com precisão. Um indivíduo hábil em termos motores demonstra uma elevada capacidade de coordenação de movimentos. Este tipo de habilidade está relacionado com o equilíbrio, estabilidade e manipulação de outros objetos.
O Atletismo tem como sua essência o correr, o saltar, arremessar e lançar, que são movimentos naturais e que estão no dia a dia dos alunos e da população em geral. Sabe-se que essas habilidades físicas são a base para quase todas as outras modalidades esportivas.
Nas corridas são utilizadas as capacidades físicas de velocidade, resistência, força, agilidade, equilíbrio e impulsão. Por sua vez, nos saltos usa-se a velocidade, impulsão, flexibilidade, coordenação e elasticidade. ... Os saltos não contam com a capacidade física resistência, somente a corrida.