A República da Espada é o período da República brasileira em que o país foi governado por dois presidentes militares. ... A República da Espada foi o período inicial da Primeira República brasileira e foi caracterizada por dois governos militares: o do Marechal Deodoro da Fonseca e o do Marechal Floriano Peixoto.
A Constituição de 1891 - Manutenção da propriedade particular; - Liberdade de pensamento e de associação; - Criação de sistema eleitoral com as seguintes características: era aberto (não secreto) e não tinham direito ao voto as mulheres, menores de 21 anos, mendigos, analfabetos, soldados e padres.
As ações tomadas por Floriano Peixoto na contenção de ambos os movimentos renderam-lhe o apelido de “marechal de ferro”. Essas revoltas foram a Revolução Federalista e a Revolta da Armada: Revolução Federalista (1893-1895): foi uma disputa entre grupos políticos pelo poder no Rio Grande do Sul.
A República da Espada foi o período no qual o Brasil foigovernado pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto entre os anos de 1889 a 1894. Trata-se de uma época caracterizada como uma ditadura militar.
Os anos iniciais da República foram de instabilidade pois ainda se formava, na época, as bases das instituições da República, havendo, por um lado, resistência de certos setores ao fim da Monarquia e, por outro, disputas políticas entre as elites.
O encilhamento foi uma crise econômica brasileira que ocorreu na transição da Monarquia à República. A crise teve seu apogeu durante o governo provisório do marechal Deodoro da Fonseca, entre 1889 e 1891, devido à política econômica desenvolvida no período.
Verificado por especialistas. O encilhamento foi uma medida econômica catastrófica tomada no final do Século XIX no Brasil, no contexto da República Velha. ... A medida, contudo, fez com que a inflação saísse de controle, jogando o país em uma séria crise econômica.
O período Republicano no Brasil iniciou em 1889 com o declínio da monarquia e o começo da chamada República Velha. O marco inicial desse período foi a posse do Marechal Deodoro da Fonseca, como primeiro presidente Republicano da história do Brasil.
República é uma forma ou modelo de organização política que teve origem na antiga Roma, no século VI a.C., após a derrubada do último rei etrusco, Tarquínio, que tinha influência sobre a região do Lácio, na Península Itálica, onde está situada Roma.
O Brasil tornou-se uma república em 15 de novembro de 1889. Desde então existiram seis diferentes repúblicas na história do nosso país.
Desde que teve início, o Brasil República passou por cinco diferentes fases: República Velha, Era Vargas, República Populista, Ditadura Militar e Nova República.