O termo patogénese ou patogenia refere-se ao modo como os agentes etiopatogénicos agridem o nosso organismo e os sistemas naturais de defesa reagem, surgindo mesmo assim, lesões e disfunções das células e tecidos agredidos, produzindo-se a doença.
A Patologia dedica-se ao estudo de alterações estruturais, bioquímicas e funcionais das células.
Significado de Patogênico Que se refere à patogenia. Que possui propriedades capazes de induzir o aparecimento de doenças.
Capacidade de um microrganismo patogénico se multiplicar num organismo e provocar doença.
Os fatores de virulência são estruturas, produtos ou estratégias que as bactérias utilizam para “driblar” o sistema de defesa do hospedeiro e causar uma infecção. Alguns estão relacionados com a colonização do microorganismo e outros com as lesões do organismo, como por exemplo as toxinas.
Virulência (do termo latino virulentia) é o grau de patogenicidade de um agente infeccioso, que se expressa pela gravidade da doença, especialmente pela letalidade e pela proporção de casos com sequelas.
Fatores de virulência são moléculas expressadas e secretadas por agentes patogênicos, tais como bactérias, vírus, fungos e protozoários, que lhes permitem:
Virulência: é a capacidade do agente de produzir efeitos graves ou fatais, relaciona-se à capacidade de produzir toxinas, de se multiplicar etc.
adjetivo Que sofre impressões ou alterações com facilidade; que pode ser alvo de agentes externos; passível: suscetível a mudança.
Epidemiologia: Sob o ponto de vista etimológico, do grego: epi = sobre; demos = população; e logos = estudo, tratado. Portanto, é o estudo daquilo que ocorre em uma população. Mais precisamente, estudo dos fenômenos relacionados à saúde de uma população.
Se aproveitamos a definição de epidemiologia, apresentada no início deste texto, o epidemiologista será um profissional que estuda a ocorrência da doença ou outras condições ou eventos relacionados à saúde em populações delimitadas.
Portanto, os estudos epidemiológicos são úteis para a descrição das condições de saúde de uma população selecionada, considerando-se o tempo e o espaço; para investigar fatores determinantes da saúde da população; para avaliar o impacto das ações efetuadas com o objetivo de alterar uma dada situação de saúde e ...