A imunodeficiência primária, ou IDP, é uma situação em que há alterações em componentes do sistema imunológico, o que deixa a pessoa mais susceptível a diversas doenças, uma vez que o sistema imune não funciona corretamente.
Imunodeficiência secundária ou adquirida é a perda da função do sistema imune como resultado da exposição a agentes de doenças, fatores ambientais, imunosupressão ou envelhecimento. Infecções bacterianas, virais, por protozoários, helmínticas e por fungos podem levar a deficiências de células B, T, PMN e macrófagos.
OUTROS TÓPICOS NESTE CAPÍTULO
13 exemplos de doenças do sistema imunológico
226) afirmam que "doença aguda" produz sintomas e sinais pouco depois da exposição à causa, de curso rápido, a partir da qual há normalmente total recuperação ou um fim abrupto em morte; com referência à "doença crônica", esta produz sintomas e sinais num período variável de tempo, de curso prolongado, havendo apenas ...
As doenças agudas são aquelas que têm um curso acelerado, terminando com convalescença ou morte em menos de três meses.
O termo sonsos transmite a ideia de que a cartomante apresentava um olhar dissimulado, que escondia suas reais intenções, aparentava uma falsa inocência. Enquanto agudo passa a ideia de um olhar penetrante, intenso, permanente.