A meiose neste ciclo é conhecida como meiose intermediária ou espórica. Encontramos o ciclo haplodiplobionte presente nas algas vermelhas (rodófitas), em algumas algas verdes (clorófitas) e algas pardas (feófitas), e nos grupos das briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
O zigoto começa a sua divisão através da meiose, e dá origem a quatro células haplóides. Estas células vão para o processo de divisão através da mitose, dando origem a um novo indivíduo. A meiose espórica é a intermediária, e acontecem nos seres haplodiplobiontes, que são as briófitas e pteridófitas.
to view this website. O termo ploidia aplica-se ao número n de conjuntos de cromossomas de uma célula. Uma célula com apenas um cromossoma de cada par homólogo, tem n cromossomas e designa-se por Haplóide. Os gâmetas ou os esporos e células somáticas de organismos haplóides são exemplos de células haplóides.
Células diploides e haploides são células encontradas no corpo humano em condições normais. A principal diferença entre elas se deve ao número de cromossomos que cada célula é composta. As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n).