Guerras. O comunismo de guerra foi uma tática econômico-militar adotada pelo líder bolchevique, Vladimir Lenin, durante a Guerra Civil Russa. O “comunismo de guerra” foi uma estratégia econômico-militar elaborada por Vladimir Lenin, líder comunista bolchevique, durante a Guerra Civil Russa (1918-1920).
O chamado "comunismo de guerra" foi uma tática que os bolcheviques adotaram no contexto de uma guerra civil que ocorreu na Rússia após a Revolução Russa, em 1917. ... Não se tratava de um sistema comunista como sugere o nome, mas sim um sistema que visava a garantir reformas no capitalismo.
Pode ser entendido como controle total do Estado Operário sobre a economia nacional; censura à imprensa; nacionalização de todos os bancos, fábricas e terras; decreto do trabalho obrigatório; requisição da produção agrícola; comércio por troca direta; entre outras características.
Desde que a Rússia passou pela Revolução Russa, em 1917, o Comunismo ganhou notória força nos discursos por todas as partes do planeta. ... Os Estados Unidos representavam e defendiam a ideologia capitalista, enquanto a União Soviética representava e defendia a propagação da ideologia comunista.
Controle da Igreja e demais religiões; Enfraquecimento da disciplina do Partido Comunista devido à divisão ideológica; Guerra Fria e a pressão do Ocidente.
Em 26 de dezembro de 1991, a União Soviética foi oficialmente dissolvida, sendo sucedida por quinze países, terminando assim o Estado maior e mais influente do mundo comunista, e deixando a República Popular da China, com essa posição.