USO NA MEDICINA POPULAR A dormideira se usa empiricamente para tratar inflamações de boca e garganta (em chá ou suco, para bochechar), como cataplasma para dores articulares, tumores ou como purgante, especialmente sua raíz. ... Em alguns lugares a dormideira é usada na cura da icterícia.
A Dormideira é uma planta de fácil cultivo podendo ser plantada direto na terra, no jardim ou vaso. Pode ser plantada em local com sol direto ou indireto, porém não gosta de sol muito forte. Deve-se deixar sempre o substrato úmido, com uma rega regular.
Mimosa pudica
Como fazer o Chá de Dormideira: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
Comumente a planta dormideira é indicada para prisões de ventre, intestino preguiçoso, dores de garganta, dente e cabeça, inflamações em geral e icterícia.
Sismonastia (ou sismonastismo) ou tigmonastia (ou tigmonastia) é uma nastia (ou nastismo) provocada pela ação de um golpe ou sacudidela (ação mecânica), como se observa na dormideira (Mimosa pudica), que fecha suas folhas imediatamente após ser tocada.
Mimosa pudica
Ela pode ser considerada um ser vivo simplesmente porque faz parte da família Plantae, aqui devemos lembrar que as plantas sãos eres vivos, e que fazem fotossíntese ou seja, são capazes de produzir seu próprio alimento e viverem com o que a natureza oferece.
a) Como é denominado esse tipo de movimento das folhas da referida planta? O movimento de fechamento dos folíolos da mimosa, causado pela estimulação mecâ- nica (abalo), é denominado seismonastismo.
O tactismo é um movimento orientado de deslocamento de uma organela, célula ou organismo unicelular em relação a um agente externo. Podemos observar o tactismo quando os cloroplastos se deslocam dentro da célula vegetal em direção à luz. Compartilhe!
Os movimentos vegetais ocorrem quando as plantas recebem um estímulo que pode ser de luz, água, gravidade, etc. ... Quando o vegetal cresce em direção à fonte de estímulo, chamamos de tropismo positivo, mas quando o vegetal cresce em sentido contrário à fonte de estímulo, chamamos de tropismo negativo.
As giberelinas são substâncias produzidas naturalmente pelas plantas e possuem diversas funções, como alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes. ... Entre as suas diversas funções, pode-se destacar o alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes.
é um hormônio vegetal que auxilia no crescimento do caule e das folhas, regulando sua altura, e também importante no desenvolvimento dos frutos, na floração e no retardamento do envelhecimento dos tecidos vegetais. Tem o efeito de induzir o crescimento dos frutos e os frutos serão sem sementes.
As citocininas são hormônios vegetais que retardam o envelhecimento, atuam na germinação de sementes e, com a auxina, estimulam a divisão celular. ... São distribuídas pela planta, das raízes até os brotos, pelo xilema.
Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular. Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento. O transporte de citocinina para as diversas partes do vegetal é feito principalmente pelo xilema.
O ácido abscísico é um hormônio vegetal sintetizado principalmente nas folhas, mas também em pequena concentração no caule e na coifa, atua na inibição do crescimento caulinar e radicular, na quebra da dormência de sementes e no fechamento dos estômatos quando falta água às plantas.