Além dos benefícios físicos da prática esportiva, a Educação Física pode desenvolver competências e habilidades sociais, psicológicas, motoras e cognitivas! Várias habilidades como raciocinar, planejar, exercitar a memória e compreender situações e estratégias precisam ser desenvolvidas.
Benefícios da atividade física
Entende-se a Educação Física Escolar como uma disci- plina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usu- fruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginás- ticas em benefício do exercício crítico da ...
Atividades de Educação Física
Para dar uma forcinha aos estudantes, a Educação lista os temas mais cobrados nas questões, e dessa vez, a disciplina escolhida foi a Física. Para garantir bom desempenho nas perguntas sobre a matéria, os candidatos devem estar preparados para assuntos relacionados a mecânica, energia, eletricidade e termofísica.
O primeiro bloco, “jogos, ginásticas, esportes e lutas”, compreende atividades como ginástica artística, ginástica rítmica, voleibol, basquetebol, salto em altura, natação, capoeira e judô. O segundo bloco abrange atividades relacionadas à expressão corporal, como a dança, por exemplo.
Acompanhe abaixo 5 áreas da Educação Física:
Conheça as 8 principais áreas da Educação Física
O Bacharel em Educação Física pode atuar como preparador físico, treinador, gestor ou professor de academias, clubes, empresas, clínicas de reabilitação. ... Já quem cursa licenciatura está habilitado a ser professor da rede pública e particular, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Em academias o profissional de Educação Física pode optar por se especializar na área aquática, de musculação, desenvolvimento motor ou ginástica. Pode ainda atuar como personal trainer. As escolas de ensino fundamental e médio contratam estes profissionais para ministrarem aulas da disciplina de Educação Física.
Os conteúdos apresentados nos PCNs (BRASIL, 2001) estão organizados em três blocos: 1-) Esportes, Jogos, Lutas e Ginástica; 2-) Atividades Rítmicas e Expressivas; 3-) Conhecimento sobre o corpo. Esses três blocos articulam-se entre si, tem vários conteúdos em comum, mas possuem certas especificidades.
São objetivos da educação física para o segundo ciclo do ensino fundamental, EXCETO: a) Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura preconceituosa ou discriminatória por razões sociais, sexuais ou culturais.
[O objetivo da Educação Física] em primeiro lugar é proporcionar ao aluno a descoberta do seu próprio corpo, o aluno precisa participar de atividades corporais para que ele se conheça; também buscamos a interação social, o respeito ao próximo, o desenvolvimento da cidadania e a incorporação da Educação Física como ...
Os objetivos da educação física escolar contemplam o desenvolvimento motor, afetivo-social e cognitivo, que podem assumir diferentes relações nos conteúdos, conforme a faixa etária dos alunos.
O objetivo da educação física deve ser a organização da motricidade da criança, por meio de um programa educacional que atenda a seus interesses, buscando a harmonia entre as necessidades individuais e do grupo, por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a consciência corporal, de espaço e tempo.
OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver a socialização em ambiente acolhedor, com a finalidade de ampliar o espaço de atuação da criança e sua percepção do mundo. Favorecer o convívio social e respeito às normas, e reconhecimento da autoridade do adulto.
A recreação tem como objetivo relaxar, gastar energia, aprender, instruir, serve para comunicar algo, serve para melhora as relações, enfim as atividades recreativas incitam e promove aprendizados de forma lúdica e prazerosas.
10+ BRINCADEIRAS E ATIVIDADES RECREATIVAS
Recreação é uma atividade de lazer, sendo o lazer tempo discricionário. ... As atividades recreativas são muitas vezes feitas para felicidade, diversão, passar o tempo ou prazer e são consideradas "divertimento".
A recreação é uma prática prazerosa em que os alunos participam de atividades descontraídas, uma importante estratégia de inclusão e socialização, pois desenvolve as habilidades psicomotoras das crianças e esse processo de educação se dá através da convivência dentro de locais especializados que transmitem valores ...
O jogo e a brincadeira estão presentes em todos as fazes da vida dos seres humanos, tornando especial a sua existência. De alguma forma o lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore, principalmente no ambiente escolar.
Concluiu-se, assim, que os jogos recreativos são importantes para a formação afetiva e cognitiva, sendo um excelente meio para a integração do indivíduo na sociedade e na escola, embora as aulas de Educação Física continuem com um caráter mais esportivo.
Ao brincar na educação física e na recreação, a criança adquire aprendizados de forma natural, gradativa e muito prazerosa, desenvolvendo habilidades como integração com o grupo, locomoção, raciocínio, espírito esportivo, resistência física e psicológica, criação de estratégias, motivação, criatividade, comunicação, ...