A extinção K-T A pista definitiva é a cratera de 160 metros que ficou na costa do México, junto com depósitos geológicos confusos (irídio e quartzo chocado) consistente com um impacto de asteróide. O impacto provavelmente causou maremotos, terremotos e nuvens de poeira tão densas que tamparam o sol por meses.
Diversas teorias tentam explicar a extinção K-Pg, sendo que a mais aceita atualmente é a que justifica a catástrofe como sendo resultado da colisão de um asteroide com a Terra.
Mas a teoria mais famosa e mais aceita sobre a extinção dos dinossauros é conhecida como Evento K-T. Os pesquisadores que defendem essa teoria acreditam que um meteoro colidiu com a Terra há aproximadamente 65 milhões de anos, o que é endossado por uma imensa cratera encontrada no Golfo do México com essa datação.
Tipos de extinção de espécies de animais
Animais ameaçados de extinção são aqueles que correm risco de desaparecer de maneira definitiva do nosso planeta, ou seja, de tornarem-se extintos. Apesar de ser relativamente comum na natureza, atualmente, o processo de extinção tem sido intensificado pelo homem.
Denominamos de extinção o desaparecimento total de um organismo. Esse processo é de suma importância para a evolução. Extinção de dinossauros, mamutes, animais em risco de extinção. ... As extinções locais podem ser reversíveis, ou seja, é possível reintroduzir a espécie, por exemplo.
A extinção, apesar de bastante triste, é um processo que ocorre na natureza constantemente. ... Algumas espécies, por exemplo, sofrem transformações tão grandes, em face do meio em que vivem, que podem ser consideradas novas espécies. Assim sendo, aquela espécie inicial extingue-se e uma nova espécie é formada.
Uma espécie é considerada Extinta quando não restam quaisquer dúvidas de que o último indivíduo tenha morrido.
Causas: destruição e fragmentação dos hábitats naturais, superexploração, invasão de espécies exóticas, poluição e mudanças climáticas.
A principal consequência em virtude do crescimento de animais em extinção no mundo é o desequilíbrio natural. A cadeia alimentar é prejudicada, dessa forma, existem mais presas que predadores (ou vice-versa).
Consideram-se como ameaçadas aquelas espécies incluídas nas categorias vulneráveis, em perigo e criticamente em perigo. Isso significa que as espécies incluídas nesse grupo podem facilmente enfrentar um processo de extinção caso nenhuma medida seja tomada.
Uma espécie é considerada vulnerável pela IUCN como provável em se tornar em perigo a menos que suas condições de ameaça diminuam. Há cerca de 4 728 animais e 4 914 plantas consideradas vulneráveis atualmente. ... De acordo com a IUCN, são usados muitos critérios para considerar uma espécie como vulnerável.
A definição exata de uma extinção em massa é arbitrária, porém, podemos definir como um acontecimento relativamente comum no registro geológico que se caracteriza pelo decréscimo da biodiversidade através da extinção excepcionalmente alta de vários grupos ou, em outras palavras, uma redução acentuada na diversidade e ...
Em estado crítico de extinção e na Lista Vermelha da União Internacional de Conservação da Natureza (2009), o rinoceronte de Java (Rhinoceros sondaicus) é considerado o mamífero de grande porte em maior perigo de extinção a nível mundial, com uma população de apenas 60 animais.
O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. ... Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.
• Poluição ambiental Nem todo desequilíbrio ecológico é produzido pelo homem, como por exemplo, os incêndios acidentais provocados por raios devastando áreas florestais, no entanto, o homem é o maior causador de tais desequilíbrios. Dentre eles, o de importância maior, que é a poluição do ambiente.
Fatores naturais como tempestades, excesso de calor ou de frio, entre outros, podem comprometer a manutenção de determinadas espécies e, tendo em vista a complexa ligação existente entre os seres vivos, esse fato pode levar a um desequilíbrio nas cadeias alimentares, afetando diretamente o meio ambiente.
É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:
Equilíbrio ambiental, ou equilíbrio ecológico, é o estado de um ecossistema onde a fauna e a flora são mais ou menos constantes, mostrando assim, uma relação de dependência e ajuste complexo entre as duas.
Alguns exemplos são restos de alimentos, fezes humanas e detergentes. Na decomposição desses detritos, o oxigênio é consumido, causando um desequilíbrio em seu nível na água, o que provoca a morte de peixes e outros organismos aquáticos.
Pequenas atitudes podem diminuir produção de lixo da cidade
Uma vida mais sustentável é composta principalmente por 3 verbos: reduzir, reutilizar e reciclar. E esses verbos devem ser pensados nessa sequência para otimizar quaisquer que sejam as iniciativas colocadas em prática. Se reduzirmos os resíduos, precisaremos reutilizar cada vez menos lixo e reciclar ainda menos.
Reciclagem do lixo, reutilização da água ou aproveitamento de água das chuvas, economia de energia elétrica e construções sustentáveis são exemplos do que pode ser feito. ... O que é ser sustentável? É adotar ações que envolvam pensar no consumo consciente.
Confira, neste post, 9 atitudes que você pode adotar no seu dia a dia para garantir a sustentabilidade na sua vida pessoal!
9 atitudes sustentáveis que você pode ter dentro de casa