Folheto externo do embrião (na fase de blastoderme) que vai formar a epiderme, o sistema nervoso central e os órgãos dos sentidos.
O desenvolvimento do sistema nervoso como um todo começa em 3 semanas, com a diferenciação celular que forma a placa neural ao longo do dorso do embrião, que se amplia e sofre uma invaginação dando origem ao tubo neural, cujo a cavidade interna é cheia de líquido amniótico, que se tornará o encéfalo e a medula espinhal ...
A crista neural é formada a partir das células neuroectodérmicas e se divide em duas partes que originam os gânglios espinhais e cranianos. As células da crista neural originam os gânglios espinhais e os gânglios do sistema nervoso autônomo, além de formar a bainha de nervos e meninges do cérebro.
Resposta. Chamamos de neurulação o processo em que a placa neural e as pregas neurais são formadas, e o fechamento que forma o tubo neural. Neste processo, o embrião pode ser chamado de nêurula.
Neurulação é a formação do tubo neural a partir do ectoderma do embrião. ... Isso resulta em uma tira de neuronais células estaminais que corre ao longo da parte de trás do feto . Esta tira é chamado de placa neural, e é a origem de todo o sistema nervoso. A placa neural dobra para fora, para formar o sulco neural .
Na anatomia do embrião, a somatopleura é uma estrutura criada durante a embriogénese quando a mesoderme lateral se divide em duas camadas. A camada externa, ou somática, torna-se aplicada à superfície interna da ectoderme, com ela formando a somatopleura que por sua vez forma o sistema cardiovascular.