A caloria é uma medida de energia. Os alimentos têm calorias. Isto é, os alimentos fornecem energia ao organismo, que é liberada quando os alimentos se decompõem na digestão. A energia permite que as células realizem todas as suas funções, incluindo a síntese de proteínas e outras substâncias necessárias ao organismo.
Por exemplo, para emagrecer de forma saudável, a quantidade de calorias diárias que você ingere deve ser de 400 -500 menos do que você normalmente come. Já quem deseja ganhar peso, deve aumentar a ingestão em 300 -500 calorias no dia.
Halpern explica que a gordura pode fazer bem para o corpo se consumida dentro do recomendado. O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade.
A verdade é que comer gordura não engorda. Você também não precisa se sentir culpado quando come gordura, porque a gordura é essencial para a nossa saúde. O cérebro humano tem mais de 65% de gordura.
Muita gente faz esta pergunta porque, quando o corpo recebe um aporte tanto de gordura quanto de carboidratos, ele queima primeiramente o carboidrato (e não a gordura).
A digestão de proteínas queima entre duas a três vezes mais calorias do que a dos carboidratos ou da gordura. Além disso, mesmo que toda caloria consumida (seja ela tirada de proteína, carboidrato ou gordura) possa ser estocada como gordura, o corpo estoca mais prontamente a energia obtida da gordura consumida.