A artéria mesentérica superior é responsável pela irrigação sanguínea de parte do pâncreas, todo o intestino delgado (exceto parte do duodeno), e de parte do intestino grosso. Origina-se da aorta abdominal, abaixo da origem do tronco celíaco.
Ramos viscerais: tronco celíaco, artérias suprarrenais médias, artéria mesentérica superior, artérias renais, artérias gonadais (testicular em homens e ovariana em mulheres), artéria mesentérica inferior. Artéria ilíaca comum, artéria sacral mediana.
Existem também alguns fatores de risco que podem acelerar a ruptura do Aneurisma da Aorta Abdominal, como o tabagismo, a Hipertensão Arterial, Colesterol alto, Aterosclerose, além de fatores genéticos que podem ser considerados.
Estouro de veia é um rompimento baseado em uma (punção) de um vaso, que evoluiu para equimose e inchaço.
Se nada for feito, um sangramento pode levar à morte em poucas horas. Quando, em razão do impacto do trauma, os vasos sofrem obstrução, o que preocupa é o risco de os membros perderem seu suprimento de sangue, o que pode levar a uma amputação. A circulação na região precisa ser restabelecida quanto antes.
Sintomas merecem atenção
O aneurisma cerebral é uma dilatação num dos vasos sanguíneos que levam sangue até ao cérebro. Quando isso acontece, a parte dilatada geralmente apresenta uma parede mais fina e, por isso existe um elevado risco de romper.