Coluna vertebral (espinha)
As articulações atlanto-occipitais são as articulações entre C1 e os côndilos occipitais que permitem movimento de flexão e extensão do pescoço. São articulações sinoviais do tipo condilóide, revestidas por cápsulas articulares frouxas.
No adulto, as curvaturas com mesma direção da coluna embrionária são denominadas primárias e as curvaturas de direção oposta, com concavidade posterior são secundárias. As curvaturas secundárias (cervical e lombar) são extremamente móveis em relação às primárias (torácica e sacral).
As cifoses são curvaturas primárias, desenvolvidas na fase embrionária do indivíduo, enquanto que as lordoses, que são as curvaturas secundárias, são desenvolvidas conforme se adquire a postura ereta. Leia também: Fratura da coluna vertebral.
Os discos intervertebrais Os 23 discos estão localizados entre as vértebras. Eles se conectam com as vértebras por meio das placas terminais. Essas placas têm um papel fundamental com o envelhecimento e o desgaste dos discos e vértebras.
A coluna vertebral é formada de pequenos ossos, chamados vértebras, e quando observada de lado possui dois tipos de curvaturas naturais: a cifose e a lordose.
São consideradas curvaturas naturais da coluna: lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar.
A articulação sacroilíaca tem um movimento limitado, ela realiza uma inclinação anterior chamada nutação, e uma inclinação posterior chamada contranutação.
Assim, o conjunto de ossos do nosso corpo formam o esqueleto humano unidos pela cintura pélvica e escapular: esqueleto axial. esqueleto apendicular.