Estes relacionamentos podem ser: associações entre atores e casos de uso;generalizações entre os atores;generalizações, extends e includes entre os casos de uso. casos de uso podem opcionalmente estar envolvidos por um retângulo que representa os limites do sistema.
Caso de uso é uma técnica de especificação que descreve uma seqüência de ações que o sistema deve realizar para produzir uma resposta para um ator. ... O caso de uso detalha o que um sistema deve fazer, descrevendo como uma determinada funcionalidade é utilizada por um ator.
É muito comum os analistas de sistemas generalizarem muitos cenários como fluxos alternativos, considerando que, se uma determinada situação é prevista pelo negócio, então deve ser tratado como regra, nunca na exceção. Fluxo Alternativo deve ser relacionado à alternativa, literalmente.
Para documentar um caso de uso, as informações básicas sâo: Número e Nome do caso de uso. Descrição. Atores envolvidos....Fluxo de Tarefas
Um caso de uso define uma seqüência de ações executadas pelo sistema que geram um resultado de valor observável para um ator em particular. ... Uma ação pode implicar na transmissão de sinais para o ator invocador ou para outros atores.
elipse
O Fluxo Principal, culturalmente também é chamado de Caminho Feliz, Fluxo Básico, Fluxo Ótimo, ou Fluxo de Sucesso. O Fluxo Principal é a maneira “default” que o ator utilizará a funcionalidade, ou seja, é o que ele tentará fazer primariamente sempre que utilizar a funcionalidade.
Fluxos alternativos são fluxos que podem ser executados numa funcionalidade a partir da escolha do usuário, e não a partir de erros ou exceções do sistema.
Include: seria a relação de um caso de uso que para ter sua funcionalidade executada precisa chamar outro caso de uso. Extend: Esta relação significa que o caso de uso extendido vai funcionar exatamente como o caso de uso base só que alguns passos novos inseridos no caso de uso extendido.
O diagrama de atividades, como citado, tem como objetivo principal a especificação do comportamento do software, do ponto de vista funcional, ou seja, das suas funcionalidades. É muito semelhante a um fluxograma, uma ferramenta utilizada há muitas décadas, principalmente na administração.
Principais diagramas da UML
Diagramas comportamentais são aqueles onde existe alguma alteração de comportamento das classes. Os principais diagramas comportamentais da UML são: Diagrama de Caso de Uso, Diagrama de Seqüência e Diagrama de Atividade. Este artigo tem o objetivo de descrever as principais características destes diagramas.
Diagrama de classes É o diagrama UML mais usado, e a principal base de qualquer solução orientada a objetos. Classes dentro de um sistema, atributos e operações, e a relação entre cada classe. Classes são agrupadas para criar diagramas de classes quando há uma diagramação de grandes sistemas.
Os diagramas de interação mostram como os objetos interagem uns com os outros. Permitem assim modelar os aspectos dinâmicos de um sistema. ... O diagrama de comunicação pode ser usado para mostrar como os objetos em um sistema interagem sobre múltiplos casos de uso.
Durante o processo de desenvolvimento de sistemas, várias categorias de profissionais podem se beneficiar do emprego de diagramas UML, destacando-se, entre outros, os seguintes stakeholders: Proprietário do Produto. Analista de Negócios. Analista de Sistemas.
A UML (Unified Modeling Language), que significa Linguagem Unificada de Modelagem é uma linguagem padrão para modelagem orientada a objetos. ... Esta linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração, não é um método de desenvolvimento. Têm como papel auxiliar a visualizar o desenho e a comunicação entre objetos.
UML é uma linguagem padrão para a elaboração da arquitetura de projetos de software. Ela pode ser empregada para visualização, especificação, construção e documentação de artefatos de software. Ela aborda o caráter estático e dinâmico do sistema a ser analisado.
A UML 2.
O que é UML? A Unified Modeling Language, ou Linguagem Unificada de Modelagem, é, como o nome indica, uma linguagem de notação utilizada para modelar e documentar as diversas fases do desenvolvimento de sistemas orientados a objetos.
Como criar um diagrama de classes
A criação da UML iniciou oficialmente em outubro de 1994, quando Rumbaugh se juntou a Booch na Rational. O foco inicial do projeto era a unificação dos métodos Booch e OMT[Furlan, 1998]. O esboço da versão 0.
Rumbaugh
UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem poderosa para comunicação em equipes de produção de software. Basicamente, UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem de notação (um jeito de escrever, ilustrar, comunicar) para uso em projetos de sistemas.
Um acrônimo para a expressão “Unified Modeling Language” ou simplesmente “Linguagem de Modelagem Unificada”, o UML é uma linguagem de notação para uso em projetos de sistema.