O periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente. Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais.
A sondagem periodontal é a melhor ferramenta de diagnóstico para reunir informações sobre a condição de saúde e o nível de inserção dos tecidos periodontais.
O exame periodontal básico é feito para determinar se há algum problema gengival, rapidamente. É uma forma simples de definir se há gengivite ou periodontite. Com uma sonda gengival (sonda periodontal), a profundidade de sondagem é medida com cuidado e precisão a partir da margem gengival.
A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes.
Esta situação produz derivados prejudiciais que ativam a resposta inflamatória natural do seu organismo, levando a gengivas inchadas e inflamadas. Caso não seja tratada, a doença periodontal pode piorar à medida que a placa endurece e se torna tártaro, um depósito áspero que não pode ser removido apenas pela escovagem.
As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).
A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela formação da placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva (a área onde a gengiva e os dentes se encontram). Isso pode fazer com que os ossos e os tecidos que sustentam seus dentes tornem-se irreversivelmente danificados.
Passe o fio dental ou use escovas interdentais para remover a placa bacteriana das áreas de difícil acesso, como, por exemplo, entre os dentes. Use uma escova de dentes manual ou elétrica com cabeça pequena e cerdas arrendondadas suaves e não se esqueça de limpar ao redor da linha de gengiva.
As doenças na gengiva podem ser causadas pelo desenvolvimento de placa bacteriana, que é uma película pegajosa que aparece continuamente nos dentes e na linha da gengiva. Uma vez que essa placa apresenta bactérias que liberam toxinas prejudiciais, quando não é removida, pode irritar a gengiva, causando inflamação.
Confira 3 dicas de limpeza bucal para a gengiva inflamada
Escove os dentes diariamente com o creme dental parodontax, que é quatro vezes mais eficaz do que um creme dental comum na remoção da placa bacteriana ao longo da linha da gengiva1 (a área onde a gengiva se encontra com os dentes), ajudando a manter a gengiva saudável e os dentes limpos.