A arte da brincadeira cria, propicia, estabelece, compreende e explora uma multiplicidade lúdica de desenvolvimento integral do ser humano (social, cultural, emocional, cognitivo e físico), bem como um importante recurso de comunicação, entretenimento, criatividade e autonomia.
O lúdico é a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. ... O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros. O primeiro significado do jogo é o de ser lúdico (ensinar e aprender se divertindo).
Ideias de atividades de alfabetização
Os jogos lúdicos podem ser uma excelente forma de trabalhar várias formas de conhecimento, já que o jogo naturalmente envolve o aprender, pois instiga o aluno a pensar novas possibilidades, além de colocá-lo em contato com o desafio e novos saberes.
O aprendizado da matemática pode parecer algo muito difícil para as crianças....6 formas lúdicas para ensinar matemática para crianças
A Matemática lúdica é uma ferramenta essencial pronta a atender à necessidade de elaborar pedagogicamente aulas com maior aproveitamento e entretenimento, ajudando o aluno a analisar, compreender e elaborar situações que possam resolver determinados problemas que sejam propostos pelo professor permitindo a análise e ...
Entre as brincadeiras disponíveis, uma boa ideia é usar fichas. Explique quantas são e quantas devem repartir para alcançar a divisão correta. Embora a divisão possa ser uma das operações mais difíceis, isso não nos impede de procurar o lado divertido nela.
Para realizar uma divisão, devemos utilizar o chamado algoritmo de Euclides, ou seja, devemos imaginar um número (quociente) que, quando multiplicado com o divisor, seja igual ou se aproxime o máximo possível do dividendo. Caso você encontre um número cuja multiplicação seja igual ao dividendo, a divisão chega ao fim.
Divida uma parte da sua comida com alguém quando ela estiver olhando, compartilhe objetos e ofereça, repetidamente, para a criança a possibilidade de ela dividir suas coisas. Quando ela estiver comendo algo, pergunte se ela aceita compartilhar um pedaço com você.
Para começar a fazer a divisão, devemos encontrar um número que multiplicado por 20 seja igual a 5, porém esse número inteiro não existe! Então, acrescentamos 0 e uma vírgula no quociente, 0 no dividendo e prosseguimos a divisão normalmente.
Começamos dividindo cada número do dividendo da esquerda para a direita. Neste caso, começamos com : Quantas vezes o três está no sete? Como ele está duas vezes, colocamos o embaixo do divisor e fazemos a multiplicação . Colocamos este resultado embaixo do sete.
A divisão por um número decimal ocorre quando o divisor apresenta uma vírgula e para resolvê-la devemos adicionar uma vírgula ao dividendo e, em seguida, o número de zeros que corresponde ao número de casas decimais depois da vírgula no divisor.
Para fazer a divisão entre frações, basta manter a primeira fração e multiplicá-la pelo inverso da segunda. Exemplo: a) Vamos dividir a fração 2/3 pela fração 5/6: b) Determine o quociente entre os números um centésimo e um milésimo.
Na divisão de frações a regra é a seguinte: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador da outra fração.
Para dividir frações por um número inteiro, tudo o que precisa é converter o número inteiro numa fração, encontrar o inverso, e multiplicar o resultado pela primeira fração. Multiplica-se a primeira fração, pelo inverso da segunda.
Desse modo, podemos definir a potenciação de frações da seguinte maneira: Assim, caso seja necessário calcular uma potência que envolva uma fração, basta elevar separadamente numerador e denominador àquele expoente.
Para resolver potências com expoente fracionário e decimal, basta convertê-las em raízes. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Até mesmo a resolução de potência com expoente negativo é bem simples.
Quando esse expoente é uma fração, ou seja, possui numerador e denominador, devemos transformá-lo em uma raiz, isto é: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) No lado esquerdo da igualdade, temos que: a = base, n = expoente.
Como calcular potência? A potência pode ser calculada por meio da notação, isto é, multiplicar o número base por ele mesmo quantas vezes o expoente mandar. Assim, quando temos 5⁴, multiplicamos o cinco por ele mesmo quatro vezes seguida, totalizando 3125.
Em vez de fazer o processo habitual, basta dobrar o número que você está multiplicando por cada potência de 2 do outro número. Parece complicado, mas é simples: Por exemplo: 12 x 8 é o mesmo que 12 x 2³ ou 12 x 2 x 2 x 2. Então, você consegue achar a resposta dobrando o número 12 três vezes.
Para calcular potenciação, abra a calculadora comum do Windows, no menu Exibir escolha o modo Cientifica. No modo científica, clique na tecla 2 e depois clique na tecla "x^y" e depois clique na tecla 5, após clique na tecla "=".
Em outras palavras, watt = amp × volts. Em certos casos, você encontrará essa fórmula escrita na forma W = A × V. Por exemplo, se a corrente tem 3 amps (3A) e uma voltagem de 110V, basta multiplicar esses dois valores para obter a potência de 330W (watts).
Como calcular consumo em kwh Para calcular o consumo por hora, deve-se multiplicar a potência em kW pela quantidade de horas em que um aparelho for utilizado. Este resultado será obtido em quilowatt hora ou kWh. Em seguida basta multiplicar a sua potência em kW pela quantidade de dias e horas em que ele foi utilizado.
Um dispositivo de 1 Watt consome 1 Joule de energia a cada segundo. Se você multiplicar o número de watts pelo número de segundos, terá joules como resultado. Para descobrir quanta energia uma lâmpada de 60W consome em 120 segundos, simplesmente multiplique (60 watts) x (120 segundos) = 7200 Joules.