As propriedades físicas associadas ao caráter metálico incluem brilho metálico, aparência brilhante, alta densidade, alta condutividade térmica e alta condutividade elétrica. A maioria dos metais é maleável e dúctil e pode ser deformada sem quebrar.
Veja, por exemplo, que os elementos mais eletronegativos são os que estão no canto superior direito da tabela, isto é, o flúor (4,0) e o oxigênio (3,5), e os menos eletronegativos são os que estão no canto inferior esquerdo, que são o frâncio (0,8) e o césio (0,8).
Veja que o metal mais reativo é o lítio (Li) e o menos reativo é o ouro (Au).
A reatividade química dos metais varia com sua eletropositividade, logo, quanto mais eletropositivo for o elemento, mais reativo será o metal. Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência a perder elétrons, logo, formam íons positivos com mais facilidade.
A eletropositividade indica a tendência que o núcleo do átomo de um elemento químico tem de se afastar de seus elétrons na camada de valência quando forma um composto. ... Já o sódio possui maior tendência de perder os elétrons, o que significa que ele é mais eletropositivo.
São definidas da seguinte forma: Eletronegatividade é a tendência de um átomo em atrair elétrons compartilhados numa ligação química; de modo contrário, a eletropositividade indica a tendência do átomo em liberar esses elétrons quando ligado a outro.
Os metais, de uma forma geral, são bons condutores de corrente elétrica e calor. Quando um metal qualquer está em contato com uma fonte de calor ou com uma fonte de corrente elétrica, ele é capaz de conduzi-los.
Eletronegatividade trata-se da tendência que um átomo apresenta em atrair elétrons, quando se encontra ligado a um elemento químico diferente, formando uma substância composta.
A eletronegatividade é uma propriedade periódica dos elementos que indica a tendência que cada um tem de atrair os elétrons em uma ligação química. A eletronegatividade corresponde à capacidade que o núcleo de um átomo tem de atrair os elétrons envolvidos em uma ligação química.
Enquanto isso, Césio (Cs) e Frâncio (Fr) são os elementos menos eletronegativos. O inverso acontece quanto ao tamanho do raio atômico. Desta forma, pode-se dizer que quanto maior o raio atômico, menor a eletronegatividade de um elemento.
oxigênio
3,44
Entretanto, do flúor para o cloro ocorre o contrário, sendo assim, o cloro possui uma afinidade eletrônica maior que a do flúor. Isso ocorre devido ao fato do flúor possuir um raio atômico pequeno, ele tem mais dificuldade de acomodar o elétron.
Entretanto, existem algumas exceções, uma delas é sobre o átomo de cloro. Embora esteja em uma posição inferior na tabela, possui afinidade superior ao átomo de flúor (F), por exemplo. Portanto, entende-se que a afinidade eletrônica é maior nos elementos posicionados mais à direita superior da tabela.
Como o Carbono está mais à esquerda do que o Nitrogênio, este possui maior raio e menor afinidade eletrônica. Se for do interesse, aí vai uma explicação para essa relação raio vs. afinidade eletrônica. Afinidade é a energia liberada quando um átomo ganha um elétron. )
livermório
Os elementos químicos que formam essa família são: