CADUB GHF: um programa computacional para cálculo da quantidade de fertilizantes e corretivos da acidez do solo para culturas produtoras de grãos, hortaliças e forrageiras.
Dispersão mecânica lenta em água, seguida da separação da fração argila por sedimentação do silte. Medição da fração argila por meio de pesagem e secagem em estufa (método padrão), ou da densidade da suspensão. Pipeta graduada de 25 mL. ... Béquer de 50 mL.
Os principais pontos analisados são:
Análise granulométrica (física) do solo Consiste em se realizar a determinação dos teores de areia, silte e argila. Isso auxilia, por exemplo, na adequada interpretação dos teores de nutrientes no solo.
As Análises por Peneiramento e Sedimentação são combinadas para definir a composição granulométrica dos solos que possuem grãos finos e grossos.
A distribuição granulométrica dos materiais granulares, areias e pedregulhos, será obtida por meio do processo de peneiramento de uma amostra, enquanto que, para siltes e argilas se utiliza à sedimentação dos sólidos no meio líquido.
Resumo: A análise granulométrica visa à quantificação da distribuição por tamanho das partículas individuais de minerais do solo.
A determinação de U é feita através da seguinte equação: U = D60 / D10 Como pode ser constatado na classificação abaixo, quanto menor o grau de uniformidade (U), mais uniforme o solo é. Tabela 1 – Classificação quanto a uniformidade dos solos.
Granulometria – NBR NM 248 (ABNT, 2003) DEFINIÇÕES: Composição Granulométrica: proporção relativa das massas dos diferentes tamanhos dos grãos que constituem o agregado, expressa em percentagem.
O agregado miúdo é o segundo material mais utilizado na confecção dos concretos, ficando atrás apenas dos agregados graúdos, e de importante contribuição para as características do concreto como: resistência à compressão, durabilidade, trabalhabilidade, retração entre outras.
Os agregados possuem as seguintes finalidades no concreto: Transmitir as tensões aplicadas ao concreto através de seus grãos. Geralmente, a resistência à compressão dos agregados é superior que a do concreto. Reduzir o efeito das variações volumétricas ocasionadas pela retração.
Os agregados são materiais primordiais na formulação do concreto. ... “Os agregados miúdos (areias) são utilizados para a fabricação de argamassas para reboco, contrapiso, na fabricação de argamassas colantes e também nos concretos. Já os agregados graúdos, brita 0 e brita 1 são utilizados para a fabricação dos concretos”.