O arcadismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII mais precisamente entre 1756 e 1825, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo. O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.
Resposta. O Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas. Inicialmente, no final do século XVI, tratava-se de um movimento apenas destinado à catequização. A partir do século XVII, o O Borroco passa a se expandir para os centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, por meio das igrejas.
Resposta: As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. ... O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade. O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.
Foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismo entre espíritos e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e filosofia.
Resposta: O barroco surgiu em um período de muitas incertezas e instabilidade, durante o final do século XVI e o início do século XVII. Na Europa, Lutero criava as 95 teses, que eram contra a Igreja católica e certas atitudes tomadas por ela na época – dali, surgiu a Reforma Protestante.
Resposta. A premissa do carpe diem - expressão latina cujo sentido literal é “aproveitar o dia” - é muito utilizada nesse período. Ela significa que cada momento da vida deve ser desfrutado.
As principais caraterísticas do estilo barroco são:
Dualismo: Uma das principais características é o dualismo. O barroco é marcado por um conflito interior do homem entre diversos assuntos: fé e razão, corpo e alma, vida e morte, entre outras questões existenciais e religiosas.
Por fim podemos destacar que o barroco toma denominações diferentes, que variam de uma região para outra da Europa: Gongorismo, Marinismo, Preciosismo e etc… Gongorismo: Termo que os partidários dessa tendência literária utilizavam; emprego exagerado de metáforas, trocadilhos, jogos de palavras ..
O cultismo significa “jogo de palavras”. Também é chamado de Gongorismo, pois foi inspirado nos textos do poeta espanhol Luis de Góngora (1561-1627). Esse estilo utiliza a descrição, termos cultos (preciosismo vocabular), linguagem rebuscada e ornamental para expressar as ideias.
Poesia que tende para abusar de metáforas requintadas e extravagantes, exuberância de elementos pitorescos e musicais, hipérboles, repetições e ritmos complicados de correspondências e plurimembrações, hipérbatos, anáforas e antíteses violentas, sendo notória a sua falta de clareza e de simplicidade.
A Linguagem do Barroco é provocadora e rebelde. Ela retrata a inquietação, a inconformidade do homem e o seu conflito do corpo e da alma, da razão e da fé (dualismo e contradição). Isso tudo em virtude do contexto histórico em que se insere, especialmente ao Renascimento e à Contrarreforma.
Resposta:há nele um jogo simétrico de contraste ,expresso por pares antagônicos com sol/lua, dia/noite, luz/sombra, tristeza/alegria etc, que compõe a figura da antítese. As figuras de linguagens são um das principais características do Barroco. Dentre elas tem destaque, justamente, a antítese, constante nesse poema.