Posição da Imagem: A aorta é o maior vaso sanguíneo do corpo. Ela emerge diretamente do coração e após desce, através do tórax, até o abdome.
A aorta é a principal artéria do nosso corpo e também a maior delas. Esse vaso sanguíneo surge do ventrículo esquerdo do coração e ramifica-se em várias outras artérias. A principal função dela é garantir que o sangue oxigenado bombeado pelo coração seja levado a todas as partes do corpo.
Podemos dividir a artéria em três porções: aorta ascendente, arco aórtico e aorta descendente. (Descreveremos melhor cada uma dessas partes no próximo tópico.) A aorta é classificada como uma grande artéria elástica devido ao seu diâmetro e também à presença de fibras elásticas em suas paredes.
Resposta. Na verdade, ela se divide em 5: Aorta ascendente, arco da aorta (ou arco aórtico), aorta descendente, aorta torácica e aorta abdominal.
A partir da curva da aorta (arco aórtico) partem três ramos principais. São eles: o tronco braquiocefálico arterial (que origina a carótida comum e subclávia direitas), a artéria carótida comum esquerda e a artéria subclávia esquerda.
Aorta
Os principais ramos da aorta abdominal são (Figura 1): Ramos viscerais pareados: artérias suprarrenais, renais e gonadais. Ramos viscerais não pareados: tronco celíaco, artérias mesentérica superior e mesentérica inferior. Ramos parietais: artérias frênicas inferiores, lombares e sacral mediana (caudal).
Componentes
As artérias e nervos mais importantes da cabeça e do pescoço são as seguintes: Artérias carótidas interna e externa....As principais que drenam estas duas regiões são as:
As veias jugulares internas são veias do pescoço. Elas transportam sangue venoso do crânio e sistema nervoso, além do sistema do cérebro exterior e inferior. Se unem com a veias subclávias (abaixo da clavícula) para formar as veias braquiocefálicas que drenam para a Veia Cava Superior.
Segundo Tirapelli, a veia jugular interna é a principal veia que drena o sangue dos segmentos cabeça e pescoço.
A veia direciona ao coração todo o sangue que sai da perna e, se o ferimento não for estancado, a pessoa pode morrer em até 20 minutos. As informações são do Jornal Hoje.
Angioplastia com stent (procedimento minimamente invasivo) Pode ser realizado sob anestesia local ou geral. O procedimento consiste em uma punção geralmente na artéria femoral, na região da virilha, e inserção de um cateter que vai até a artéria carótida.
Vale explicar que a angioplastia é uma técnica intervencionista minimamente invasiva que utiliza um cateter e um “stent” para desobstruir a artéria sem a necessidade de cirurgia.
Um anticorpo chamado evolocumabe, já liberado pela agência regulatória brasileira, mostrou combater o entupimento das artérias e atenuar o risco de infarto.