Os aditivos alimentares são substâncias químicas que se classificam, de acordo com sua função em: agentes conservantes (antioxidantes ou antimicrobianos), acidulantes, emulsificantes, estabilizantes, espessantes, corantes, flavorizantes e adoçantes, entre outros.
Tipos de aditivos alimentares
A ANVISA chama de aditivos químicos qualquer substância que não tem valor nutritivo usada intencionalmente na indústria alimentícia. Os objetivos dos aditivos são modificar, preservar e intensificar as características físicas, sensoriais, químicas e biológicas dos alimentos.
Aditivos (em polímeros): são materiais adicionados como componentes auxiliares dos plásticos e/ou das borrachas; a inclusão de aditivos nas formulações ou composições de plásticos ou de borrachas visa uma ou mais aplicações específicas como, por exemplo, abaixar o custo, modificar e/ou melhorar diversas propriedades, ...
Os tipos de aditivos usados com maior freqüência são: lubrificantes, estabilizantes, antioxidantes, plastificantes, retardantes de chama e antiestáticos. Além destes existem também os fungicidas, bactericidas, iniciadores de polimerização e muitos outros.
Os aditivos são elementos que ajudam a modificar a resistência do material ao impacto e, além disso, melhoram o acabamento, aumentando, reduzindo ou eliminando sua dureza. São ótimos materiais para diminuir o custo do plástico e possuem diversos benefícios relacionados ao seu uso.
Concluiu que quanto maior o poder de solvatação do plastificante, tanto maior será sua capacidade de flexibilização no PVC, ou seja, a dureza do composto flexível de PVC será dada pela quantidade do plastificante presente na formulação, sendo que, quanto maior sua eficiência ou poder de solvatação, menor a quantidade a ...
São os seguintes os aditivos:
Bebidas alcoólicas, condimentos, gelados; Produtos de charcutaria(bacon, banha, salame, mortadela, etc..), ovos e peixe; Refrigerantes, sobremesas, pastilhas elásticas.