Quando uma narina é maior do que outra, ocorre a condição chamada de desvio de septo —que se for pequeno e não gerar incômodos não chega a ser um problema. A alteração acontece por causa de um crescimento exagerado da cartilagem ou até mesmo de forma traumática, ao levar uma pancada e quebrar o nariz, por exemplo.
A presença de desvio do septo nasal, estrutura que divide o nariz em duas cavidades, pode gerar obstrução , uma vez que uma nas cavidades nasais estará mais estreita ou às vezes as duas. Além disso,a rinite alérgica, gera inchaço na mucosa que preenche a cavidade nasal e ocupa espaço também.
O diagnóstico do desvio de septo é feito na consulta com o médico otorrinolaringologista. Através de exames, nomeadamente com videoendoscopia nasal, é possível diagnosticar e mostrar ao paciente o desvio do septo, assim como a diminuição do espaço dentro do nariz para a passagem de ar.
Olá, a presença de desvio de septo não é uma contra indicação para a lavagem nasal. A lavagem nasal deve ser realizada diariamente nesses pacientes visto que a aplicação do soro fisiológico no nariz ajuda na eliminação de secreção, que muitas vezes é dificultada pela presença do desvio de septo.
Seringa (1, 3, 5, 10 e 20 ml) Lavar as fossas nasais com seringas comuns e soro fisiológico talvez seja a maneira mais barata, mas tem seus inconvenientes. As seringas são fáceis de achar em qualquer farmácia e podem ser transportadas sem grande esforço.
Caro internauta, independente de haver desvio ou não, não recomendamos uso de piercing nas narinas porque os mesmos são colocados em áreas de cartilagem, o que aumenta o risco de infecção e, uma infecção de cartilagem é de difícil tratamento.
O piercing no septo, entretanto, possui uma fama ruim de ter a perfuração dolorida, muita gente tem até agonia. Muitas pessoas já cogitaram furar o septo mas ficaram com medo da dor ou de se arrependerem depois.
Piercing: lugares mais doloridos Os lugares mais sensíveis à dor são mamilo, região genital, septo, língua e os tipo surface.
Troque com frequência as fronhas e lençóis da sua cama. Também lave o acolchoado pelo menos uma vez por mês para evitar o acúmulo de bactérias em seu local de descanso; Já falamos em evitar de tocar no piercing. Evite, principalmente, se a sua mão estiver suja.
Por que Piercing e/ou Alargador fede? De maneira resumida, o mau cheiro na região no seu piercing ou alargador tem como razão o acumulo de bactérias e células mortas em torno da perfuração e na joia utilizada. ... Pois, determinadas peças acumulam mais células mortas, além de gerar maior oleosidade na região.
Use o dedo indicador para lavar o local (uma ou duas vezes por dia). Depois, com a ajuda de uma haste flexível, você pode passar um tônico adstringente por dentro e por fora da orelha, com o cuidado para os dois produtos não caírem no ouvido.
Mastoidite. O mastóide é um osso localizado atrás da orelha e a sua inflamação, chamada de mastoidite, vem de uma otite mal curada. Isso provoca que bactérias se espalhem do ouvido para o osso.
Atrás das orelhas Se a limpeza não for bem feita poderá ser contaminada com bactérias, resultando em crostas com cheiro forte. Então, para limpar atrás das orelhas você deve usar um algodão embebido em água morna, deslocando suavemente a orelha para frente e “esfregando” o algodão suavemente para uma limpeza completa.
A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo. O cotonete deve ser usado somente para a limpeza da orelha externa (pavilhão auricular).
Como tratar: o tratamento consiste na administração de remédios analgésicos e anti-inflamatórios como a dipirona e o ibuprofeno, de forma a aliviar os sintomas. Caso se trate de uma infecção bacteriana, o médico pode recomendar o uso de antibióticos como amoxicilina, por exemplo.
Cera com cheiro desagradável: se o odor da cera ficou ruim e você começou a ouvir ruídos ou ter a sensação de ouvidos tampados, pode ser sinal de que haja uma infecção. Caso identifique algum desses sintomas, procure o seu médico de referência imediatamente.
Para isso, você poderá usar um sabonete comum ou um antibacteriano, pois o importante aí é lavar bem as mãos. Lave bem as mãos antes de mexer na orelha.
Encha uma tigela com água, coloque os colares, pulseiras, anéis e brincos, adicione 1 colher de sopa de sabão em pó e mexa com as mãos (esfregando de leve as bijuterias). Deixe os itens de molho por 12 horas (o ideal é deixar pernoitar) e, depois, é só tirar os itens e secar com um pano.
No caso dos brincos, a coceira no lóbulo da orelha pode ser alergia ao níquel, um metal muito comum nos acessórios. Para ajudar a descobrir se o problema é mesmo a bijouteria, você pode tirá-la da orelha por algumas semanas e, caso a coceira passe, significa que a causa da coceira era, de fato, o brinco.
Em todos os tipos e locais dos piercings, é normal ocorrer coceira, secreções, vermelhidão, inchaço ou mesmo um pequeno hematoma, sendo que esses sintomas podem resistir por algumas semanas, pode ser apenas uma agonia passageira.
Não tire a joia até que o furo tenha cicatrizado O ideal é aguardar ao menos 6 semanas antes de fazer esse tipo de troca. Isso porque esse é o tempo mínimo necessário para o furo cicatrizar e você não ter mais o risco dele infeccionar ou inflamar por estar “aberto”.