A membrana plasmática é o envoltório da célula. Embora ela funcione como uma barreira para prevenir que o conteúdo celular se misture com o meio circundante, a sua principal função é regular a entrada e saída de substâncias da célula, por meio de canais e bombas altamente seletivos. espero ter ajudado bons estudos!!!!
O retículo endoplasmático rugoso ou granular é encontrado em maior quantidade em células que são especializadas na síntese de proteínas. ... Além da síntese proteica, o retículo endoplasmático rugoso atua na glicosilação das glicoproteínas, na produção de fosfolipídios e na montagem de proteínas.
É responsável pelo transporte das substâncias na célula Existem dois tipos de retículo endoplasmático: liso e rugoso. O RE rugoso fica em uma área mais próxima ao núcleo celular, tem o aspecto mais enverrugado e forma uma extensa área membranosa.
Morfologicamente: O Retículo endoplasmático liso é formado por membranas tubulares e não possui ribossomos na sua superfície, por isso recebe o nome de retículo"liso". Já o Retículo endoplasmático rugoso é formado por membranas que se assemelham a "sacos achatados" e possui ribossomos aderidos a sua superfície.
O retículo endoplasmático rugoso ou granular (RER ou REG), também designado retículo endoplasmático granuloso ou ergastoplasma (do grego ergozomai, que significa "elaborar", "sintetizar"), é formado por sistemas de vesículas achatadas com ribossomos aderidos à membrana, o que lhe confere aspecto granular.