De acordo com o livro de Romanos, do Novo Testamento, Tércio de Icônio agiu como um amanuense para o apóstolo Paulo, escrevendo sua epístola. Romanos 16:22 Ele é contado entre os Setenta Discípulos em uma lista atribuída, por pseudônimo, a Hipólito de Roma, que é encontrado à margem de vários manuscritos antigos.
E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade.” II Timóteo 2:15, 22-26. ...
Paulo começa a epístola incentivando Timóteo a ter cuidado com os falsos mestres e ficar vigilante com relação a falsas doutrinas, além de tratar sobre a conduta pastoral "Combate o bom combate da fé.
A Primeira Epístola de Paulo a Timóteo provavelmente foi escrita em algum momento entre os anos 64 e 65 d.C., possivelmente quando Paulo estava na Macedônia (ver o Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org; 1 Timóteo 1:3).
Paulo descreve as terríveis condições dos últimos dias e incentiva Timóteo a usar as escrituras em seu papel como líder do sacerdócio. Ele escreve sobre sua morte iminente e declara: “Guardei a fé” (2 Timóteo 4:7). Paulo testifica que o Senhor o guardará para o “seu reino celestial” (2 Timóteo 4:18).
Paulo então decidiu tomá-lo como seu companheiro de viagem, circuncidando-o antes para garantir sua aceitação pelos judeus convertidos (veja controvérsia da circuncisão). ... Timóteo foi elogiado por Paulo por seu conhecimento das Escrituras, a quem ele parece ter sido apresentado ainda na infância.
O desentendimento foi porque Barnabé queria levar João Marcos consigo, e Paulo não queria. Não conseguiram entrar num acordo, e então, os dois se separam. ... João Marcos era uma figura importante naquele momento da caminhada da igreja em Jerusalém.
Durante sua quarta grande viagem missionária, Paulo deu ordens a Timóteo para cuidar espiritualmente, servir e pastorear a Igreja em Éfeso: “Conforme te solicitei, quando partia para a Macedônia, permanece em Éfeso para advertires a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas” (1ª Timóteo 1.
Paulo de Tarso e João Evangelista pregaram na cidade.
No capítulo 2 versículos 14-15, do livro apocalipse da bíblia, cita os nicolaítas: "mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diantes dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem".
Ásia
Visto que a igreja da Filadélfia era uma das primeiras igrejas que viviam realmente o amor fraternal e amor pela obra de Deus. Quando o apóstolo João estava preso na ilha de Pátmos.