A acidez total titulável é a quantidade de ácido de uma amostra que reage com uma base de concentração conhecida. O procedimento é feito com a titulação de uma alíquota de amostra com uma base de normalidade conhecida utilizando fenolftaleína como indicador do ponto de viragem.
A acidez do leite é medida pelo método da acidez titulável, cujo fundamento consiste na titulação de determinado volume de leite por uma solução alcalina de concentração conhecida, utilizando, como indicador, a fenolftaleína.
Altamente nutritivo, é uma ótima fonte de carboidratos, fibras, flavonoides, carotenoides, vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina e niancina), vitamina C e minerais, como o ferro, cálcio e fósforo.
Sua polpa é de tonalidade branca, quase creme, e de aspecto que lembra um pouco a polpa da jaca. É uma polpa bastante perfumada e ácida. Das sementes do cupuaçu é feito o cupulate, um produto que tem o sabor bastante parecido com o do chocolate.
Para saber se ele está maduro, aperte-o delicadamente, se estiver no ponto certo, ele cederá. Outro truque é tirar o carocinho, que fica na ponta mais estreita. Se embaixo dele estiver preto, a fruta está passada, caso contrário, pode comprá-la.
Ponto de colheita A maturação do cupuaçu é facilmente reconhecida, pois, quando maduro, exala cheiro característico e forte. O fruto se desprende da planta e cai no solo (Figura 3), ocasião em que se efetua a coleta. Os frutos atingem o ponto ótimo de colheita entre quatro meses e meio e cinco meses e meio.
Tabela de Preços
PLANTIO Comercial deve ser em áreas com solo de alta fertilidade, profundo, areno- argiloso, com capacidade de retenção de água e teor de argila, mas sem encharcar. Um mês antes de abrir e preparar as covas, faça a análise do solo e corrija com calcário dolomítico, se for necessário.
A polinização manual é realizada com uma pinça comum, de ponta fina, para retirar o pólen da flor doadora e depositar no estigma da flor receptora; um tubo de isopor para acondicionar as flores doadoras de pólen; e fita leitosa para marcação da plantas e quantidade de flores polinizadas.
Como foi feito na primeira poda, o excesso de ramos deve ser eliminado tão logo surjam, permitindo apenas dois no- vos brotos para cada ramo podado. Na terceira poda de formação, escolhem-se quatro ramos mais bem po- sicionados, podando-os a 50cm de com- primento, desde que estejam maduros.
A poda de verão na pinha é empregada para uniformizar uma segunda safra natural, em pomares adequadamente nutridos.