O transtorno esquizofreniforme trata-se de uma condição clínica psicótica em que o paciente tem manifestação de delírios, alucinações, discurso e comportamento desorganizado de maneira temporária, autolimitada.
Consiste em delírios, alucinações ou outros sintomas psicóticos por, no mínimo, 1 dia, mas < 1 mês, com retorno, ao final, para o funcionamento pré-mórbido. O transtorno psicótico breve é incomum.
O transtorno delirante persistente é caracterizado pela pre- sença de delírios, sem outros sintomas que levariam a um diagnóstico de esquizofrenia ou transtorno de humor. Seu tratamento baseia-se no uso de antipsicóticos e há uma im- pressão clínica de que tais casos sejam pouco responsivos.
Esquizofrenia é uma perturbação mental caracterizada por episódios contínuos ou recorrentes de psicose. Os sintomas mais comuns são alucinações (incluindo ouvir vozes), delírios (convicções falsas) e desorganização do pensamento.
A melhor maneira de ajudar uma pessoa em surto psicótico é manter a calma e tentar entender a situação o mais rápido possível. Buscar informações sobre os sintomas apresentados pelo indivíduo pode evitar consequências graves, tanto para a pessoa afetada quanto para quem está em volta.
Conheça alguns dos possíveis sinais da manifestação das alucinações.
Alguns dos tipos diferentes de alucinação que existem são descritos abaixo: