Área de Wernicke /ˈvɛərnᵻkə/, também chamada de "área de fala de Wernicke", é uma das duas partes do córtex cerebral que está ligada à fala (a outra é a Área de Broca). Está relacionada ao conhecimento, interpretação e associação de informações, mais especificamente a compreensão da linguagem escrita e falada.
O hemisfério esquerdo diz-se dominante, pois nele localiza-se 2 áreas especializadas: a Área de Broca (B), o córtex responsável pela motricidade da fala, e a Área de Wernicke (W), o córtex responsável pela compreensão verbal.
O encéfalo é vascularizado através de dois sistemas: Vértebro-basilar (artérias vertebrais) e Carotídeo (artérias carótidas internas). Estas são artérias especializadas pela irrigação do encéfalo.
O encéfalo tem sua nutrição dependente de quatro artérias, as artérias carótidas internas e as artérias vertebrais direitas e esquerdas. Esses vasos compuseram o circuito basilar e carotídeo que se anastomosam através das artérias cerebrais caudais.
As artérias do polígono de Willis incluem:
A artéria basilar é a artéria da circulação posterior mais importante do cérebro, pois leva suprimento sanguíneo para estruturas importantes na região posterior do encéfalo, como o cerebelo, a ponte, o bulbo (região de transição entre o cérebro e a medula) e o mesencéfalo, estruturas vitais, relacionadas com os centros ...
A artéria basilar é uma artéria que é formada pela junção da artéria vertebral direita e esquerda (ambas ramos da artéria subclávia de cada lado). Ela tem um trajeto que passa pelo sulco basilar da ponte, anteriormente, situada no tronco mesencefálico.
Chama-se insuficiência vertebrobasilar a uma rápida diminuição da irrigação sanguínea no território da artéria basilar , por compressão da artéria vertebral na altura das vértebras cervicais , entre C1 e C7, gerando sintomas que no seu conjunto são conhecidos por síndrome vertebrobasilar.
Resumo: Introducao: A dolicoectasia consiste na presença de alongamento, dilatação e tortuosidade mais frequentemente encontrada nas artérias vertebral e basilar. Sua incidência varia entre 0,06% a 5,8% da população.
O que é ateromatose carótida interna bilateral e vertebral direita? A ateromatose carotídea é uma doença obstrutiva causada pelo depósito de placas de colesterol na parede deste vaso. Da mesma forma que atinge as coronárias (no coração), este fenômeno ocorre nas artérias que nutrem o cérebro.
Sintomas de ateromatose aórtica Dificuldade para respirar; Confusão mental; Fraqueza; Alteração do ritmo e frequência cardíaca.