O poema O operário em construção, escrito por Vinícius de Moraes em 1956, descreve o trabalho como base da vida humana; descreve o processo de tomada de consciência de um operário, partindo de uma situação de completa alienação: “tudo desconhecia / de sua grande missão”, sem saber “que a casa que ele fazia / sendo a ...
a 1) Como é que o operário está relacionado àquilo que ele produz nesse poema? A ideia está sintetizada nos versos: “O operário faz a coisa e a coisa faz o operário”. ... Porque, a sonoridade do plano da linguagem seria ressaltada e as demais características do poema ficariam enfatizadas.
A tentação que jesus passou é muito semelhante a do operário, querendo melhores condições e sendo utilizado como massa de manobra sobre seu chefe ansiando melhores condições de trabalho. O título se dá pelo fato do operário fazer a coisa e a coisa fazer o operário.
A primeira estrofe trás a tona a a desigualdade social, vislumbrando que o eu lírico era escravo de seu próprio trabalho, que a mesma coisa que ele fazia tão bem, a construção, o impedia de ser um homem livre.
Significado de Operário substantivo masculino Pessoa que, mediante salário, se dedica a um trabalho manual proposto por um empregador. Pessoa encarregada de um trabalho, mediante pagamento; trabalhador. Empregado de uma indústria, especialmente mecânica: operário de máquinas.
2 Qualquer trabalhador que exerce uma ocupação manual ou mecânica mediante salário. 3 por ext Qualquer indivíduo que produz qualquer trabalho ou obra; artífice, autor: Os comediantes são os operários do humor.
substantivo masculino Aquela recebe uma remuneração para trabalhar em alguma empresa, companhia etc; desenvolvendo trabalhos diversos, inclusive àqueles relacionados à mecânica.
1. Pessoa que tem ofício manual ou mecânico, sobretudo no sector industrial. 4. Relativo a ou destinado a operários (ex.: bairro operário).
operário - adjetivo
operária (nome feminino) -
Significado de Fábrica substantivo feminino Estabelecimento industrial onde se transformam matérias-primas em produtos destinados ao consumo, ou que se dedica à produção de outras mercadorias: fábrica de doces.
Dano, prejuízo. Causando prejuízo ou desvantagem em (ex.: há indícios de favorecimento de um concorrente em detrimento dos outros).