A moderna Gestão de Pessoas tem a capacidade de concertar (sentido de concerto de algo) a pluralidade, as competências e capacidade das pessoas e fazer com que isso eleve a Missão e a visão de qualquer organização, seja no campo público ou no campo privado.
Evolução histórica da gestão de pessoas
Processo de aplicar pessoas É o meio utilizado para desenhar as atividades que um profissional desempenhará na organização, orientar e acompanhar o seu desenvolvimento do mesmo na execução de suas tarefas.
De acordo com Chiavenato (2010), o processo de aplicar pessoas significa integrar as pessoas que já fazem parte do corpo técnico das empresas, com o intuito de avaliar seus desempenhos e assim, posicioná-los em cargos de maneira mais efetiva para que conquistem o melhor desempenho possível.
Existem seis tipos de processos de RH: provisão, aplicação, remuneração, desenvolvimento, manutenção e monitoração.
O recrutamento é o conjunto de informações, de procedimentos e de técnicas utilizados para atrair candidatos potencialmente qualificados para ocupar as vagas existentes em uma organização. A finalidade do recrutamento é trazer o máximo de profissionais possíveis, dentro das especificações necessárias.
Os processos de provisão estão relacionados com o suprimento de pessoas para a organização. São os processos responsáveis pelos insumos humanos e envolvem todas as atividades relacionadas com pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, bem como sua integração às tarefas organizacionais.
A provisão de recursos humanos A provisão envolve o planejamento de RH, o recrutamento e a seleção de pessoas relacionam-se com o ambiente organizacional devido ao convívio com o mercado de trabalho (oferta e procura) e mercado de recursos humanos (indivíduos aptos para o trabalho).
São eles:
Antes de explicar o que são esses subsistemas, é necessário entender um pouco mais sobre a gestão de pessoas, uma vez que esses dois conceitos estão relacionados....São elas:
Os Subsistemas de RH são 5:
SUBSISTEMA DE MANUTEÇÃO DE RECURSOS HUMANOS A manutenção dos recursos humanos exige uma série de cuidados especiais,entre os quais sobressaem os planos de compensação monetária, de benefícios sociais e de higiene e segurança do trabalho.
Subsistemas de RH é a definição da divisão das tarefas do setor, que são diversas. Ou seja, quando ouve-se sobre sistemas e subsistemas de RH pode-se entender que o Recursos Humanos é um guarda-chuva principal (o sistema), subdividido em ações estratégicas voltadas para a gestão de pessoas (seus subsistemas).
Cada sistema é formado por componentes que podem ser decompostos em elementos menores. Se dois níveis hierárquicos estão envolvidos em um dado sistema, o mais baixo é denominado de subsistema. Por exemplo, num sistema de manufatura os equipamentos de transporte e as máquinas podem ser considerados subsistemas.
» Subsistemas de apoio: Subsistema de Informática, Organização e métodos, Jurídico, etc. » Subsistemas Complementares: Subsistema Contábil, Financeiro e Recurso Humano. » Subsistemas Principais: Subsistema Técnico de produção e mercadológico. » Recursos Humanos (divisão do RH, formando outro subsistema.