A ironia (ou antífrase) é uma figura de linguagem utilizada para dizer-se algo por meio de expressões que remetem propositalmente ao oposto do que se quis dizer.
Sarcasmo é uma palavra com origem no grego sarkasmós que significa zombaria, gozação, deboche. Uma pessoa sarcástica costuma deixar claro a utilização de hostilidade em seu discurso, mesmo que de forma indireta. Exemplo: “Estou procurando na minha agenda o dia em que pedi sua opinião sobre a minha vida.”
Intimamente ligado à ironia, o sarcasmo é uma figura de linguagem mais ácida, que tem como claro objetivo zombar ou ofender, quase cruelmente, o destinatário da expressão. É um tipo de ironia mais grave e mais insultuosa. O sarcasmo é, muitas vezes, escrachado e ácido.
A incapacidade de compreender sarcasmo também tem sido associada a danos cerebrais – especificamente, danos no lobo pré-frontal de uma pessoa. ... Os pesquisadores descobriram, ainda, que a incapacidade de entender sarcasmo tem outros efeitos também.
“A causa da síndrome de Asperger ainda não é conhecida e entre as suas principais características estão a dificuldade de manter conversas e compartilhar pensamentos e emoções; de compreender e usar a linguagem corporal; oposição a regras e interpretação literal de falas, incluindo a incapacidade de entender sarcasmo, ...
Conheça o Distúrbio de Processamento Auditivo Central. Atrasado, preguiçoso, distraído, desinteressado, manhoso são alguns adjetivos atribuídos a quem pode ter o DPAC, Distúrbio de Processamento Auditivo Central. Neste distúrbio a pessoa com audição normal detecta os sons, mas não interpreta as informações.
Por que as pessoas são irônicas? Podemos observar que a ironia serve para gozar de alguém ou de alguma situação. A ideia é potencializar o que de fato aconteceu mencionando a sua natureza contrária, a fim de lembrarmos da realidade.
substantivo masculino Aquele que debocha, que zomba; quem vive caçoando ou fazendo zombarias. Quem se entrega ao deboche, à vida devassa, aos prazeres e vícios. adjetivo Particular da pessoa que zomba e caçoa; trocista.
Se você vive com uma pessoa mandona, o que fazer?
Feita essa análise, caso o problema esteja mesmo no outro, Lynn Tailor dá algumas recomendações para contornar essas adversidades no ambiente de trabalho:
Uma maneira simples de identificar uma pessoa falsa é perceber se ela está sempre se achando a melhor de todas, não tem o menor senso de humildade. Elas tendem a sair contando as cosias e muitas vezes aumentando somente para ganharem em cima ou passar uma imagem falsa para os outros.
O que é uma pessoa falsa? Primeiramente, temos que entender o que é esse perfil. É aquela que finge algum tipo de aproximação com você, geralmente por interesse. Com toda a certeza há sempre um motivo por trás para ela querer estar convivendo com você e sua família.
Não fique perto de pessoas que o tratem de maneira inaceitável. Ao lidar com amigos falsos, foque em identificar as atitudes intoleráveis. Caso seus amigos falsos ajam dessa maneira, afaste-se imediatamente. Os comportamentos inaceitáveis podem ser identificados pela maneira em que o afetam.
Salmos 34:13 – “Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade”. Salmos 119:163 – “Odeio e detesto a falsidade, mas amo a tua lei”. Levítico 19:12 – “Não jurem falsamente pelo meu nome, profanando assim o nome do seu Deus. Eu sou o Senhor”.
É melhor ser verdadeiro e solitário do que viver em falsidade e estar sempre acompanhado. O amor pode morrer na verdade, a amizade na mentira. Se meus inimigos pararem de dizer mentiras a meu respeito, eu paro de dizer verdades a respeito deles.
Significado de Falsidade Aquilo que tende a enganar; desprovido de verdade; de teor calunioso; mentira: seu boato é falsidade. Ação de fingir; maldade ou hipocrisia: a falsidade de seu amor é lastimável. Tendência para ser desleal; perfídia: a falsidade está presente em todos os seus atos.