Mapas das Microrregiões do Estado de Goiás - IBGE
As mesorregiões eram uma regionalização em regiões que congregavam diversos municípios de uma área geográfica de um estado brasileiro com similaridades econômicas e sociais, dividindo-se posteriormente em microrregiões compostas de municípios limítrofes com organização espacial em comum e específica.
Já os atuais critérios utilizados pelo IBGE para regionalizar o Estado de Goiás, sob o ponto de vista das mesorregiões e microrregiões, são bem diferentes dos anteriores, tendo importância significativa, especialmente se considerarmos o ponto de vista administrativo, pois possibilitou a reunião de dados censitários ...
As Microrregiões Geográficas são conjuntos de municípios contíguos e foram definidas como partes das mesorregiões que apresentam especificidades, quanto à organização do espaço.
Além da divisão regional brasileira composta por cinco macrorregiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste), existe outra divisão do território nacional (ainda não oficial).
O Brasil é dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além disso, o país também é regionalizado em três macrorregiões econômicas: Centro-Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás), Nordeste (Bahia, ...
Norte. A Região Norte é a maior região em extensão territorial. A Região Norte abrange sete estados, correspondendo a um pouco mais de 45% do território brasileiro.
A região com o maior número de estados é o Nordeste, com nove estados e a menor é a Sul, com três estados.
Regiões brasileiras – resumo, dicas e questões comentadas
Resposta. Dividir o Brasil em regiões facilita o ensino de geografia e a pesquisa, coleta e organização de dados sobre o país, o seu número de habitantes e a idade média da população. Os estados que formam uma grande região não são escolhidos ao acaso. Eles têm características semelhantes.