Se evoluir para sua forma mais perigosa, a febre amarela provoca insuficiência hepática e renal. “A taxa de mortalidade chega a 36%. Se o paciente sobreviver, os sintomas permanecem entre duas e quatro semanas”, alerta o infectologista.
O diagnóstico laboratorial das viroses tem sido dividido em diagnóstico clássico, que inclui as técnicas e identificação de vírus, e a sorologia e o diagnóstico rápido das viroses, que visa à demonstração direta do vírus, de antígenos ou de ácidos nucleicos virais em amostras clínicas.
Pode ser feita pela sorologia pareada, isto é, pela coleta de amostras de sangue na fase aguda e convalescente da infecção. Uma diferença de pelo menos 4 vezes no título de anticorpos específicos entre as duas fases representa a conversão imunológica do indivíduo.
Os métodos diretos detectam formas do parasito ou partes deste, como substâncias antigênicas, enquanto os métodos indiretos dependem de evidências clínicas, imunológicas e bioquímicas que se associam à infecção1.
O exame sorológico é baseado na sorologia, um conceito utilizado especialmente no campo da medicina que se refere a um exame de laboratório efetuado para comprovar a presença de anticorpos no sangue, ou seja, determinar concretamente sua presença.
A sorologia está relacionada ao estudo analítico do soro sanguíneo. De forma prática, o principal objetivo do exame de sorologia é identificar a presença de antígenos pertencentes a vários microrganismos e de anticorpos que são desenvolvidos como resposta à presença destes agentes infecciosos no sangue do paciente.
Em um hospital ou laboratório, o exame de sangue para dengue é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:
Para a realização do exame de sorologia de Chagas, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames.
O diagnóstico parasitológico na fase aguda (exame direto, xenodiagnóstico e cultura de sangue ou hemocultivo) baseia-se principalmente na identificação do parasito e a sua sensibilidade é dependente do nível de parasitemia.
A Instituição Fiscal Independente (IFI) é um órgão vinculado ao Senado Federal do Brasil, criada no ano de 2016, com o objetivo de aumentar a transparência das contas públicas do país.
O teste de hemaglutinação indireta ou passiva baseia-se na ligação dos anticorpos treponêmicos presentes no soro com hemácias que contêm, na sua superfície, antígenos de Treponema pallidum (cepa Nichols).
Imunofluorescência é uma técnica que permite a visualização de antígenos nos tecidos ou em suspensões celulares utilizando corantes fluorescentes, que absorvem luz e a emitem num determinado comprimento de onda (c. d. o.). ... Virtualmente, alguns antígenos podem ser detectados pela imunofluorescência.
é necessário o uso de um segundo anticorpo associado ao composto fluorescente na imunofluorescência indireta. a identificação do Streptococcus beta-hemolítico do grupo A, a partir de cultura em meio apropriado, não é possível pela reação de imunofluorescência direta.