Fonte de fibras, minerais e óleos essenciais, estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo. Rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares.
Na sua ausência o organismo utilizará as proteínas para dar energia, o que pode levar à perda de massa muscular e à flacidez. E para todas as pessoas, a ausência prolongada de carboidratos pode provocar alterações hormonais, alterações de humor, cansaço e queda do sistema imunológico, entre outros fatores.
Benefícios do arroz integral:
Substitutos do arroz
Para substituir o arroz e o macarrão nas refeições e diminuir a quantidade de carboidratos da alimentação, pode-se utilizar a quinoa, o amaranto, a batata doce e o espaguete de abobrinha, alimentos que podem ser adicionados a diversas preparações, como massas, sopas, saladas, sucos e vitaminas.
O grão-de-bico é um alimento rico em fibras, triptofano, substância que aumenta a produção de serotonina. Além disso, assim como o feijão o grão-de-bico é rico em ferro. A lentilha também é uma boa escolha para substituir o feijão entre as leguminosas.
Uma xícara de cuscuz possui 176 calorias que é um valor calórico baixo se comparado a uma xícara de arroz com 205 calorias e de quinoa com 222 calorias. Sem falar que ao receber água, ao ser cozido, os flocos são hidratados, ocupam mais espaço, e 100g viram 113 calorias.
Cada xícara de cuscuz fornece 176 calorias, um valor calórico baixo se comparado ao de outros alimentos, como, por exemplo, o arroz (205 calorias) e a quinoa (222 calorias).
Cuidado com os acompanhamentos ou o cuscuz engorda sim A iguaria tem nutrientes e benefícios, mas, dependendo dos acompanhamentos, pode se tornar uma escolha ruim. Por isso, evite o consumo de alimentos embutidos e defumados, frituras, e ricos em sódio como acompanhamentos.
Cuscuz marroquino é rico em fibras e bom para o coração Fonte de vitaminas A e B1, esse alimento estimula a produção de colágeno - melhorando pele, cabelo e unhas -, previne o Alzheimer, evita o estresse e melhora o funcionamento do sistema nervoso.
semolina
Cuscuz Marroquino A diferença do "marroquino" pro nordestino é que este não é feito com sêmola de milho e sim com sêmola de trigo duro. Geralmente é encontrado na seção de importados.
Diferenças nutricionais “O cuscuz cru, usado na farofa e também na tapioca de cuscuz, em que mistura o flocão com a goma de mandioca, tem mais carboidratos por porção do que o cuscuz cozido”, diz Rayssa. Isto acontece, conforme a nutricionista, porque o cuscuz cozido absorve muita água e acaba inchando.
Pra quem não é tão íntimo da gastronomia, vale explicar que o cuscuz paulista é aquele salgado, servido sempre gelado, cortado em fatias. ... Bem diferente do cuscuz nordestino, que é feito sempre na hora de servir e degustado quente.
3 dias
Leve uma chaleira com 2 ½ xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver. Numa tigela grande, coloque o cuscuz marroquino, misture a cenoura ralada e tempere com o azeite e o sal. Regue o cuscuz com a água fervente, misture e tampe com um prato. Deixe abafado para hidratar por 5 minutos.