Em teologia especificamente, é a doutrina segundo a qual todos os eventos têm sido determinados por Deus. Já João Calvino interpretou a predestinação bíblica com o significado de que Deus quer a condenação eterna para algumas pessoas e a salvação para outras.
O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, militar, pedagógico, entre outros.
Segundo Calvino, o princípio da predestinação absoluta seria o responsável por explicar o destino dos homens na Terra. Tal princípio defendia a idéia de que, segundo a vontade de Deus, alguns escolhidos teriam direito à salvação eterna.
Os cinco artigos da remonstrância que os seguidores de Arminius formularam em 1610 o estado acima de crenças relativas (I) eleição condicional, (II) expiação ilimitada, (III) depravação total, (IV) depravação total e a graça resistível, e (V) possibilidade de apostasia.
No Brasil, o surgimento de grandes igrejas neopentecostais aqueceu o mercado para quem tem vocação para seguir nesta profissão. Para ser um “bom pastor”, não basta apenas saber celebrar cultos. Será preciso investir tempo em estudar História, Teologia e, principalmente, os ensinamentos da Bíblia.
Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
66 anos (25 de setembro de 1954)
Paraíba, Brasil