A comunidade política, que é a soberana em relação às comunidades reunidas em torno dessa, é a cidade. A cidade é a composição de lares e vilas, sendo um último grau de comunidade. Porém, ela é soberana e visa o bem soberano.
Em sua obra “Política”, Aristóteles afirma que: “A polis faz parte das coisas naturais e que o homem é por natureza um animal político. A política, ou melhor a ação política, que significa “ação que visa o bem comum” é e pode ser prática por todos os cidadãos, ou melhor os políticos ( filhos da Polis).
Aristóteles observa que o homem é um ser que necessita de coisas e dos outros, sendo, por isso, um ser carente e imperfeito, buscando a comunidade para alcançar a completude. E a partir disso, ele deduz que o homem é naturalmente político.
O homem é, para Aristóteles, um animal político, pois o ser humano é dotado de discurso e razão. A capacidade racional do ser humano é o que o distingue de todos os outros animais, por meio da razão o ser humano pode conhecer a verdade absoluta.
como essa conclusão vincula-se à ideia de que o objetivo da politca é o bem comum, o que é o bem comum para ele ? O bem comum para Aristóteles não é nada mais que o bem comum de toda a filosofia epistemológica grega: a felicidade.