A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo, sendo que a carga do próton é positiva e a do elétron, negativa.
Possuem o mesmo valor da carga dos elétrons, e por isso, os prótons e os elétrons tendem a se atrair eletricamente. O valor da carga do próton e do elétron é chamado de quantidade de carga elementar (e) e possui o valor de e = 1,6 . 10-19 C.
O próton está localizado no núcleo atômico, mas é invisível ao microscópio comum, sendo 100 mil vezes menor do que um átomo e sua massa é menor do que a de um nêutron. Atribui-se à massa real de um próton o valor aproximado de 1.
Quantização. A carga elétrica é quantizada, isto é, o módulo de carga de um corpo é determinado por um múltiplo inteiro de uma quantidade de carga: a carga fundamental.
A lei de Coulomb é uma importante lei da Física que estabelece que a força eletrostática entre duas cargas elétricas é proporcional ao módulo das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
Resposta. A Lei de Coulomb é uma lei da física que descreve a interação eletrostática entre partículas eletricamente carregadas. Foi formulada e publicada pela primeira vez em 1783 pelo físico francês Charles Augustin de Coulombe foi essencial para o desenvolvimento do estudo da Eletricidade.
A fórmula da lei de Coulomb nos sugere que a força elétrica entre duas cargas é proporcional ao valor das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. ... F – força elétrica dada em N (newton) entre as duas cargas; k – é a constante dielétrica do vácuo , dada por 9,0.