“A menopausa faz parte de um ciclo do nosso corpo chamado de climatério, que ocorre entre 45 e 65 anos de idade. Se a mulher fica por um período de 12 meses sem apresentar nenhum fluxo menstrual, podemos considerar que ela entrou na menopausa. A idade média para este acontecimento é entre os 48 e 52 anos”, comenta.
A menopausa pode ter início após os 40 anos, mais especificamente entre os 45 e os 55 anos de idade. Ou seja, quando a menstruação passa a ser mais irregular e surgem sintomas como ondas de calor, pele ressecada e maior produção de suor, por exemplo.
"Na maioria das vezes, não há nenhum prejuízo ou benefício ao organismo em menstruar", Mariane Nunes de Nadai, ginecologista e professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo).
A ausência de menstruação está normalmente relacionada com a diminuição do estrogênio que pode impedir a ovulação e a formação do tecido do útero que descama durante a menstruação, assim pode haver alterações menstruais como ausência de fluxo ou irregularidade do ciclo.
Mas o efeito colateral foi o temido ganho de peso. "Nas magras isso não acontece, mas as mulheres que têm tendência engordam de 2kg a 6kg, às vezes mais", comentou a ginecologista. O método também pode inibir a libido.
O hormônio sexual feminino estrogênio tem picos durante a última parte do ciclo menstrual, antes de iniciar o período. E níveis altos podem levar indiretamente seu corpo a reter líquidos, fazendo com que você se sinta inchada e ganhe alguns quilos de peso da água.
Para evitar essa situação, evite alimentos com muito sal durante a segunda metade do seu ciclo menstrual. Evite também os diuréticos, diz Amy Stephens, médica obstetra e ginecologista em Cleveland.
Alimentos diuréticos são essenciais! Para isso, passe a comer mais alimentos diuréticos que irão ajudar o bom funcionamento dos rins, e ainda eliminar todas as toxinas do organismo. Procure consumir melancia, abacaxi, melão, laranja, e algumas hortaliças como o agrião, salsinha, espinafre, pepino e beterraba.
Aprenda como evitar o inchaço menstrual agora mesmo
1- Período pré menstrual: O inchaço extremo pode ser evitado: Para evitar a retenção de líquidos durante este período é interessante fazer uso de vitamina E essa substância encontrada em castanhas, nozes e óleo vegetais de boa qualidade podem diminuir os sintomas e excesso de líquidos tão típico deste momento.
Temos um hormônio chamado progesterona, responsável por uma real e fisiológica retenção de líquidos, que ocorre na segunda metade do ciclo menstrual, principalmente na última semana que antecede a menstruação. Essa retenção embebe mamas, abdome e pelve.
Algumas formas principais de acabar de vez com a retenção de líquido e desinchar incluem: