EQST

E Voc Que Ou Voc Quem?

E voc que ou voc quem? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

E você que ou é você quem?

Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.

Foi ela que ou foi ela quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Quando se usa mim e eu?

O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.

É correto dizer entre ele e eu?

Vamos relembrar: Os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele/a, nós, vós) assumem, na maioria das vezes, a função de sujeito de uma oração. ... Assim, é incorreto usar eu, pronome do caso reto, como objeto da oração “isso é entre eu e ele”. O correto é usar o pronome que já assume esta função: o mim.

Como usar de quem?

O emprego do pronome relativo “quem” foi fundamental para a coesão, evitando assim a repetição das palavras “esposa” e “amigo”. Observe também que ele sempre será precedido de uma preposição – a, com, de, por, etc. –, inclusive quando exercer função de objeto direto.

Que é quem quando usar?

Quando o substantivo antecedente é pessoa (no caso acima, o termo profissional), o pronome relativo "quem" virá acompanhado por preposição. Em nossa Língua Portuguesa, usa-se "quem" em referência a pessoas ou grupo de pessoas.

Foi eu que fiz?

Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”).

Foi eu que fiz ou fui eu quem fez?

Não existe a forma “foi eu”: o verbo precisa concordar com o sujeito (no caso, “eu”). ... Já o “quem”, um pronome de terceira pessoa, tem um peso maior e o verbo deverá concordar com ele – independentemente de qual outro pronome aparecer antes. Portanto, o certo seria dizer: – Fui eu quem fez.

Qual o certo fui eu que fiz ou fui eu quem fez?

Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.

Sou eu que mando ou sou eu quem manda?

Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito. No entanto, quanto à oração subordinada, há duas opções: concordar com o sujeito ou utilizar a 3ª pessoa do singular.