Para Aristóteles, todo conhecimento principia com os sentidos ou as sensações (aisthesis), de maneira que não há “nada no intelecto que não estivesse antes nos sentidos”: a sensação, portanto, não é o engano ou a mentira, como dizia Platão.
Aristóteles ensinava que os elementos que compunham a Terra eram diferentes daqueles que compunham o céu e o espaço exterior. Segundo ele, a maior parte da dinâmica dos movimentos foi determinada principalmente pela natureza e características próprias das substâncias que constituíam o objeto que realiza o movimento.
Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
Aristóteles fazia vinte anos de Academia, inicialmente como discípulo, depois como professor. Aristóteles esperava ser o substituto natural do seu mestre na direção da escola, mas foi rejeitado por ser considerado estrangeiro.
322 a.C.
Nas Ciências físicas, Aristóteles estudou Anatomia, Embriologia, Geologia, Meteorologia, Física, Zoologia e Geografia. No campo da Filosofia, ele escreveu sobre Arte, Metafísica, Governo, Ética, Economia, Psicologia, Retórica e Teologia. Ele também estudou Educação, Literatura, Poesia e outras culturas.
Impossível discorrer sobre a singularidade do pensamento de Aristóteles (384 - 324a. C.) sem contextualizá-lo diante de seu Mestre, Platão (Arístocles: 428-347a. C.), que por sua vez fora discípulo de Sócrates e, o primeiro a elaborar uma teoria sobre a Alma.
384 a.C., Estagira, Grécia
Nicômaco
Estagirita
399 a.C.
Atenas, Grécia
Aristóteles parte da ideia de que há homens superiores e inferiores; que os escravos não possuem pensamento racional, que sua alma também é inferior. E por isso os escravos são considerados passivos, possuem maior desenvolvimento no corpo, para realizar tarefas, do que na mente e na alma.
Resposta: Aristóteles dizia que o escravizado, por natureza, não pertencia a si mesmo, mas a outra pessoa. ... Todos temos o direito de sermos livres e acho que a escravidão foi a coisa mais vergonhosa e abominável da nossa história.
Aristóteles considera a escravidão algo natural, tendo como pressuposto que existem aqueles que nasceram para comandar e aqueles que nasceram para serem comandados “Quem pode usar o seu espírito para prever é naturalmente um comandante e naturalmente um senhor, e quem pode usar o seu corpo para prover é comandado e ...
Resposta: É naturalmente escravo,quem tem pouca alma e tão poucos meios que deve resolver-se a depender de outrem. Explicação: Todos aqueles que não tem nada de melhor á oferecer, além do próprio corpo e de seus membros, são condenados pela natureza à escravidão.
Explicação: Eles seriam indivíduos tão inferiores, que deles só se obteria a força física. Seu melhor destino seria, portanto, a escravidão, pois, para eles, nada seria mais fácil que obedecer. Por não fazerem pleno uso da razão, nada mais justo que vivessem na servidão.
A comunidade, conforme Aristóteles, evolui naturalmente como de uma criança para um adulto e deste para um idoso. A vila é a evolução do lar. Ele satisfaz, além da reprodução da espécie e nutrição do indivíduo, a administração da justiça e das cerimônias religiosas.
Na filosofia aristotélica a Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis).
Aristóteles dividiu o cosmo em duas partes. A lua, o Sol, os planetas, giravam à sua volta, em órbitas perfeitamente circulares. Para Aristóteles e para os gregos, o universo era como uma cebola. ... A primeira órbita, a que dividia as duas partes do cosmo do Aristóteles, era a órbita da lua.
O caráter comunitário da filosofia de Aristóteles resulta das diversas formas de análise da política que o filósofo apresenta na articulação dos seguintes aspectos: a tese de que o ser humano é um animal político; o modo como esta é realizada na comunidade política, na qual o logos se manifesta como atividade ...
Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na Cidade-Estado, ou pólis), e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva). ...
Em sua obra “Política”, Aristóteles afirma que: “A polis faz parte das coisas naturais e que o homem é por natureza um animal político. A política, ou melhor a ação política, que significa “ação que visa o bem comum” é e pode ser prática por todos os cidadãos, ou melhor os políticos ( filhos da Polis).