Lulu Santos
Boa tarde, Conta! Tal relação se dá pela constatação de que a onda passa, ou seja, tem uma vida muito curta, embora renasça a cada novo impacto. Assim, entende-se que o tempo age como as ondas: apaga o passado, faz nascer o futuro, num ciclo constante. Um abraço!
Lulu Santos
Resposta: A música "A cura - Lulu Santos" se relaciona com o momento em que viemos na medida em que mostra um cenário difícil que é passado, mas que mesmo com ele deve-se buscar razões para acreditar em dias melhores.
Baseado em uma perspectiva sociológica, o sentido da imagem das ondas do mar estão diretamente relacionados a dialética, pois a mesma é a própria vida, agindo como um movimento contínuo e permanente, que faz parte da metamorfose do ser humano.
Resposta. Para Heráclito, tudo que existe está em constate mudança e transformação. Logo, nada permanece idêntico a si mesmo, e sim se transforma em seu contrário. ... Avaliando a letra da música de Lulu Santos e relacionando com a filosofia de Heráclito, a música inteira trata do mesmo tema: a constante mudança de tudo.
", e na música como uma onda no mar é possível ver que em trechos como: "Nada do que foi será, De novo do jeito que já foi um dia" ou "Tudo o que a gente vê não é igual ao que a gente viu a um segundo", dessa forma se percebe uma relação entre as ideias de Heráclito e a música de Lulu Santos.
Heráclito foi um filósofo que instituiu a ideia de que as transformações ocorrem em virtude da ação e reação entre os materiais, tendo o fogo como agente transformador. Heráclito de Éfeso (540 a.C. a 470 a.C.), como o próprio nome indica, nasceu na cidade de Éfeso.
Existem divergências quanto à obra de Heráclito, pois os estudiosos convencionaram que ele teria escrito uma obra completa, chamada Sobre a natureza. Não obstante, pesquisas mais recentes tentam demonstrar que a obra do filósofo consiste em um conjunto de aforismos espaçados e separados, não sendo um conjunto único.
“A dialética é o processo em que há um adversário a ser combatido ou uma tese a ser refutada, e que supõe, portanto, dois protagonistas ou duas teses em conflito; ou então que é um processo resultante do conflito ou da oposição entre dois princípios, dois momentos ou duas atividades quaisquer.
A dialética é um conceito filosófico que é utilizado por vários pensadores. ... O método dialético proposto por Hegel inclui a noção de movimento, processo ou progresso para chegar ao resultado do conflito de opostos. Estas ideias seriam aproveitadas por filósofos posteriores como Karl Marx e Friedrich Engels.
No sentido que lhe atribui o marxismo, práxis diz respeito a “atividade livre, universal, criativa e auto-criativa, por meio da qual o homem cria (faz, produz) e transforma (conforma) seu mundo humano e histórico a si mesmo” (Dicionário Marxista).
A dialética tem sua origem na Grécia antiga e significa o "caminho entre as ideias". Consiste em um método de busca pelo conhecimento baseado na arte do diálogo. ... A partir do diálogo, distintos modos de pensamento são evocados e surgem as contradições.
A maiêutica é um método filosófico criado pelo filósofo grego antigo Sócrates. A maiêutica socrática consiste num jogo dialético de perguntas e respostas sucedidas de mais perguntas.
O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). ... Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.
Resposta. Dialética é um método socrático que consiste em buscar a verdade através do diálogo, incluindo os processos da ironia e da maiêutica. portanto, a maiêutica é como um processo para se atingir a dialética.
A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. O verbo que originou a palavra (eirein) significa mesmo perguntar. ... Esse exercício era o que ficou conhecido como maiêutica, que significa a arte de parturejar.