A Lei /b> altera a Lei 9.
Lei 11.
26-A da Lei no 9.
Há pouco mais de 11 anos, a Lei 10.
Também estabelece o dia 20 de novembro como o dia da consciência negra no calendário escolar. Foi promulgada em 9 de janeiro de 2003 pelo Presidente da época Luís Inácio Lula da Silva.
Como citado anteriormente, a lei 10.
Como exemplo, pode-se citar a promulgação das leis: 10.
A Lei Nº 11.
Cinco dicas para a escola trabalhar a Lei 10.
Altera a Lei nº 9.
5) É necessário criar um componente curricular específico para tratar das relações étnico-raciais? Não, a expectativa é de que o tema seja incluído de forma transversal nos componentes curriculares trabalhados durante toda a Educação Básica, como indica a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A partir da leitura do livro “O que há de África em nós” vamos contemplar temas relevantes abordados em uma atividade interdisciplinar e significativa. Gerando reflexões sobre o processo de colonização portuguesa, escravidão, criações culturais africanas e as relações entre negros e brancos na atualidade.
O que há de África em nós é um livro de viagens. Os personagens atravessam o oceano Atlântico, visitam outros períodos históricos, embarcam em navios e chegam a lugares e situações diferentes. ... O que há de África em nós é um livro de viagens.
Estudar a história e a cultura da África nos permite refletir sobre os impactos de uma sociedade que não (re)conhece e escamoteia os elementos fundamentais e alicerçais da sua própria história. E é justamente essa a proposta da Lei 10.
Sugestão de atividades para combater o preconceito
Como um espaço responsável pela formação inicial dos futuros jovens e adultos, as escolas de educação infantil possuem um importante papel no que diz respeito à luta pelo respeito e valorização da história e cultura de origem africana no Brasil. ...
O professor fala aos estudantes sobre a formação do povo brasileiro – as raças/etnias que o compõem (indígenas, brancos, negros e amarelos). Em seguida, pede aos estudantes que se auto-identifiquem com uma ou mais raças/etnias, anotando sua resposta em uma folha de papel, sem revelar aos demais.
E confira as 6 orientações abaixo para lutar contra o racismo no seu dia a dia.
É de fundamental importância abordar as diversidades étnico-raciais na Educação Infantil para que desde os primeiros anos as crianças construam uma autoimagem positiva, respeitando e valorizando as diversidades.
A professora Luciana Soares, coordenadora do projeto, explica que “a importância de trabalhar questões étnico-raciais com crianças, é, sobretudo pela intensificação da construção da identidade delas, é o momento em que as crianças começam a se perceber no mundo e a perceber o outro”.
Nesse contexto, os objetivos da educação das relações étnico-raciais são possibilitar o reconhecimento de pessoas negras na cultura brasileira, a partir de seu próprio ponto de vista, promover o conhecimento da população brasileira sobre a história do Brasil com a visão de mundo da população negra, formar os ...
Expressão usada para se referir às questões concernentes à população negra-brasileira, a fim de sair do impasse e da postura dicotômica entre os conceitos raça e etnia.
A lei ao estalebecer a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas públicas e privadas do Brasil, representou um passo importante para a reeducação das relações raciais.
A Lei considerada um marco nas relações étnico raciais, estabelece que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros deverão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar.
A Lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio; o Parecer do CNE/CP 03/2004 que aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História ...
MEC promove ações de respeito à diversidade nas escolas Promover ações de respeito às diferenças e de enfrentamento ao preconceito, à discriminação e às violências no ambiente universitário e nas escolas.
Ensinar a importância do respeito à diversidade é fundamental em um ambiente escolar. ... É fundamental que, desde o início, a hipocrisia seja deixada de lado na afirmação de que todos somos iguais, mesmo porque se todos realmente fossem iguais não haveria preconceito. É a partir das diferenças que surgem os preconceitos.
O Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana tem como base estruturante os seis Eixos Estratégicos propostos no documento “Contribuições para a Implementação da Lei , a saber: 1) ...
Disciplina - (ERER) Educação para as relações étnico-raciais.