Massa única ou emboço paulista Camada de argamassa única aplicada sobre o chapisco, cumprindo as funções de emboço e reboco.
Há o emboço paulista, que é uma camada única posta após o chapisco, que já serve tanto como emboço como reboco. Como já foi falado, o reboco é a última camada de argamassa do processo de acabamento da obra. ... É dispensável se utilizado um processo industrializado de nivelamento, que é a função do emboço.
Trata-se de uma argamassa com traço 1:3 de cimento e areia média, e a aplicação é feita com colher de pedreiro ou equipamento apropriado. O chapisco ajuda muito na fixação do emboço e do reboco, mas às vezes, pedreiros experientes acabam dispensando ele. A essa técnica se dá o nome de “Reboco Paulista”.
O emboço é a etapa intermediária do acabamento, isto é, uma argamassa composta de cimento, areia grossa, água e aditivos que tem como função fazer o nivelamento do chapisco, deixando a superfície mais preenchida para receber, enfim, o reboco.
Em linhas gerais, o chapisco é uma camada que tem a finalidade de proporcionar maior aderência entre a alvenaria e o revestimento, o emboço é aplicado para regularizar a superfície do chapisco e o reboco é uma camada de acabamento.
Emboço – É composto por areia, cimento, água e cal, e sua função principal é fazer o nivelamento do chapisco, deixando a superfície mais lisa para receber o reboco. Quando uniforme, apresenta ainda a função de vedação, dificultando a chegada de água e agentes agressivos à alvenaria.
O emboço é a etapa intermediária do acabamento. Ele faz com que a superfície da parede se torne mais nivelada após o chapisco, permitindo a correta aplicação do reboco. Além disso, suas funções também se relacionam à impermeabilização da parede, impedindo a penetração de água e outros agentes nocivos.
7 dias
Quando a parede é nova, o primeiro cuidado diz respeito ao tempo de secagem do reboco. “Este período leva em torno de 30 dias e ignorar este prazo vai ocasionar problemas futuros diversos pois a tinta vai reagir com o cimento do reboco”, afirma o arquiteto.
– “Final” é o tempo depois do qual a pintura estará completamente seca. Em geral, as tintas apresentam os seguintes tempos de secagem: para o toque, de 1 a 3 horas; para as demãos, cerca de quatro horas e para o resultado final, também de quatro a oito horas.
Isso acontece porque não sabemos quanto tempo vamos levar para rebocar a parede e a massa pode secar no chão, desperdiçando o material. Por isso, vá adicionando água aos poucos até a mistura ficar bem flexível à medida que vai usando a massa para rebocar.
Posso rebocar uma parede sem chapiscar? Pode, mas não é indicado, pois ao chapiscar a parede você criar uma camada que irá ajudar a segurar o reboco. Essa camada terá dupla função, pois ela irá fixar no bloco ou tijolo e do outro lado irá fixar no reboco que virá posteriormente.
O chapisco é uma mistura de argamassa mais fluida, usada como a primeira camada em uma parede, para facilitar a aderência do emboço, que será coberto, em seguida, pelo reboco. A principal vantagem que o chapisco oferece para o revestimento da estrutura é o fato de proporcionar sustentação para o reboco.
Como fazer reboco de parede interna: Passo a passo
Com a colher de pedreiro, pegue o chapisco do balde e lance contra a parede fazendo um movimento diagonal de cima para baixo, usando toda a massa da colher na parede, mas atenção: a espessura da camada de chapisco deve ter entre 3 mm e 5 mm. A própria colher de pedreiro não encosta na parede em momento algum.