Chico Buarque
A música Cálice foi escrita em 1973 por Chico Buarque e Gilberto Gil, sendo lançada apenas em 1978. ... Cálice se tornou num dos mais famosos hinos de resistência ao regime militar. Trata-se de uma canção de protesto que ilustra, através de metáforas e duplos sentidos, a repressão e a violência do governo autoritário.
A ideia de Cálice nada mais é que um jogo do compositor para driblar a censura. Inclusive, a metáfora do cálice só é utilizada no refrão e em poucos versos. Afinal, cálice, na verdade, é cale-se. Ou seja, em pai, afasta de mim esse cale-se, Chico pede que possa se expressar em paz.
Chico Buarque
No site do Dicionário da Língua Portuguesa, ao pesquisar a palavra cálice, pode-se verificar que, em sentido figurado, este termo é sinónimo de «sofrimento moral; humilhação». Daí Cristo dizer: «Pai, afasta de Mim este cálice» (Mt 26, 39. ... «CÁLICE. Beber o -- da amargura.
A música "Cálice" foi censurada porque fazia uma crítica à Ditadura Militar no Brasil e à censura imposta por ela, que calava as pessoas que denunciavam a violência do regime. A palavra "cálice" é gritada na música num tom imperativo, lembrando uma ordem para se calar - "cale-se!".
Afinal, cálice, na verdade, é cale-se. Ou seja, em pai, afasta de mim esse cale-se, Chico pede que possa se expressar em paz. Mas o cantor aproveita o jogo de palavras e estende a ideia: o cale-se é manchado do sangue vindo da repressão imposta pela ditadura.
Composta em 1970 por Chico Buarque, Apesar de Você foi lançada no mesmo ano em um compacto simples. Mas eram tempos de ditadura, e, devido à forte censura do governo Médici, a canção só pôde ser lançada oficialmente oito anos depois, no final do governo Geisel.
Chico Buarque compôs “Apesar de Você”, um de seus maiores sucessos e que ironiza a ditadura militar como se falasse de um relacionamento amoroso. “Apesar de você” foi composta por Chico Buarque em 1970, no auge da ditadura militar. ... Ela faz parte do disco intitulado “Chico Buarque”, lançado em 1978.
A canção “Apesar de Você” foi escrita no mesmo ano em que a seleção brasileira de futebol conquistou o tricampeonato mundial, as torturas e desaparecimentos de pessoas contrárias ao regime do general Médici eram constantes. ... A canção só foi regravada em 1978, num álbum que leva o nome do autor da música.