LIMPEZA QUINZENAL OU MENSAL
Importante: a gaiola deve ter grade no fundo para separar o contato da ave com os excrementos, par que a calopsita não tenha contato com jornal, que é tóxico.
Para manter a saúde do seu passarinho e proporcionar a ele uma qualidade de vida adequada, veja algumas dicas que separamos para fazer a limpeza da gaiola.
Embora a areia ajude o animal a triturar e a digerir melhor os alimentos, também garante uma boa reprodução, graças aos nutrientes que contém. As folhas de areia, devem ser colocadas no fundo da gaiola, são muito práticas: basta adicionar uma ou remover para manter a gaiola sempre limpa.
Os melhores desinfetantes para criatório de aves, são aqueles à base de amônia quaternária e glutaraldeído, desde que, respeitemos as diluições indicadas pelo fabricante. É importante salientar que, estes produtos não atuam sobre a matéria orgânica, ou seja, sobre fezes, restos de alimentos, etc.
Aprenda como limpar gaiola de hamster (com ou sem tubos) de forma completa
Por exemplo, produtos de limpeza com enzimas ajudam a melhorar o odor. Outras opções mais simples são o bicarbonato de sódio ou vinagre após a limpeza com sabão e água. Para usar o bicarbonato, espalhe um pouco do pó na gaiola e limpe-a com uma esponja limpa e úmida.
A tigela de ração e o bebedouro devem ser limpos todos os dias. Para isso, basta usar água e esponja. Em cinco minutinhos, está feito! Já a higienização da gaiola pode ser feita a cada cinco dias, dependendo da quantidade de hamsters que a utilizam.
Além de brinquedos, a gaiola precisa ter espaço para o comedouro, bebedouro e a casinha – como se fosse uma toca. Assim, além de bem alimentado e com muitas opções de brincadeira o seu hamster se sentirá seguro. já são membros do clube.
No caso das raças de hamster pequenas, como o anão russo e o campbell, as gaiolas com no mínimo 30 cm de comprimento e 17 cm de largura são uma alternativa segura e confortável. Para hamster grandes, como os dourados e os sírios, gaiolas a partir de 40 cm de comprimento e 30 cm de largura são ideais.
Escolha onde colocar a gaiola. Evite o calor extremo da luz solar direta e de fontes de calor. Evite também ambientes frios demais. Se não quiser deixar o hamster dentro de casa, coloque-o na garagem ou em um ambiente similar, mas encha a gaiola de materiais que possam ser utilizados para aquecer o animal.
Checklist para os cuidados com hamsters no primeiro dia:
Hamsters: os pequenos roedores Estes animais são dóceis, relativamente baratos e fáceis de cuidar. O maior custo é o inicial, principalmente com a compra da gaiola, cujo preço varia entre R$ 70,00 e R$ 200,00.
Aqui estão alguns dos ERROS mais comuns dos iniciantes adotivos de hamster, abaixo segue a lista do que não fazer:
Higiene. Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, os hamster são animais muito limpos (quando acordados, passam 80% de seu tempo se limpando). Então, a única coisa que seus humanos podem fazer é garantir que sua gaiola esteja sempre limpa. Para isso, é importante higienizar o lugar a cada duas semanas.
Filhotes de roedores: primeiros cuidados
Se o hamster parecer inquieto enquanto suas mãos ainda estiverem dentro da gaiola, deixe-o pular. Se ele parecer agitado fora da gaiola, dê um petisco ou acaricie as costas dele. Conversar com um tom de voz tranquilo também pode ajudá-lo a se acalmar. Talvez o hamster solte um pequeno guincho ao ser apanhado.
Esses bichinhos transmitem doenças? São raros os casos em que um desses animais domésticos transmite doenças para o ser humano. Mas, claro, em tese o risco existe. O veterinário Roberto Fecchio, de São Paulo, elenca algumas: leptospirose, raiva, hantavirose, salmonelose.
Descartada a hipótese de doenças, o mais provável é que a mordida de hamster é perigosa e seja resultado de uma socialização inadequada. Nesse caso, é preciso fazer uma “treinamento” para acostumar o hamster ao contato com você e sua família.
Por fim, mas não menos importante, uma causa provável de morte pode ser o estresse! Por serem animais sensíveis, outros pets, muito barulho ou iluminação no ambiente podem causar estresse e, em alguns casos, óbito do seu peludo mesmo pouco tempo depois de ter chegado à sua casa.
Uma vez que os hamsters são capazes de fazer a própria higienização, não é necessário que eles tomem banho com regularidade. ... Seja como for, é importante ter em mente que você deve evitar ao máximo os banhos com água. Além de estressar o pet, a água também pode prejudicar a saúde dele.
Coloque xampu sem perfume. Se somente a água não retirar as substâncias tóxicas ou pegajosas, use uma quantia bem pequena de xampu para animais de estimação, o mais suave e sem perfume que você achar. Mantenha sempre o rosto do hamster longe da água e do xampu.
NÃO PODE - Abacate, pêssego, ameixa, figo, cereja, doces, aspargo, tomate, flores, carne crua, frutas cítricas, cebola, cebolinha, alho, linguiça e salsicha, semente de maçã, sorvete, almôndega e frituras.
Além de rações extrusadas e mix de sementes, os hamsters podem se alimentar de outros tipos de alimentos, como: Verduras: brócolis, acelga, repolho, chicória e couve-flor. Legumes: abóbora, cenoura e nabo. Frutas: banana, maçã, morango e pêra.
Algumas sementes contém grandes quantidades de gordura, isso causa obesidade, diarreia ou outros problemas digestivos, é recomendado que sementes gordurosas não seja dado em grandes quantidades, a base de alimentação do hamster deve ser a ração e sementes não muito gordurosas como o trigo, arroz, alpiste, milho, um ...
O que nunca oferecer ao hamster Ração de outras espécies: as rações são feitas para as necessidades específicas de cada pet. Por isso, não é recomendado dar ao hamster ração de gato, cachorro, coelho ou mesmo de outros roedores, como de porquinho da índia.
O Hamster pode se alimentar de algumas frutas, verduras e legumes tais como: